CRCCE apoia campanha contra a prática do caixa 2 nas eleições

Clara_OABO Conselho Regional de Contabilidade é uma das entidades apoiadoras da Campanha de Combate à Corrupção Contra o Caixa 2, da Ordem dos Advogados do Brasil. A campanha, que tem caráter nacional, foi lançada em Fortaleza, nesta terça-feira (26), num ato que reuniu o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, além de representantes locais da Justiça Eleitoral (TRE) e da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

A campanha estimula o eleitor a denunciar candidatos a prefeito ou a vereador suspeitos de realizar movimentações financeiras sem a devida prestação de contas à Justiça Eleitoral, o que configura o chamado caixa dois. As denúncias podem ser feitas pelo site da OAB (www.oabce.org.br), inclusive com o envio de indícios do crime, ou pelo telefone 0800.7242116. A ligação é gratuita e, de acordo com os organizadores, o nome do denunciante ficará sob sigilo.

Durante a solenidade, a presidente do CRCCE lembrou a obrigatoriedade da contratação de um contador por parte dos candidatos e da prestação das informações contábeis da campanha à Justiça Eleitoral. Clara Germana apresentou o serviço de tira dúvidas gratuito, sobre a prestação de contas eleitorais por meio do Whatsapp, intitulado Zap Eleição, e divulgou a série de 17 seminários que a entidade está realizando em todas as regiões do Estado.