CRCCE e TRE trabalharão juntos pela correta prestação de contas eleitorais

SONY DSC
SONY DSC

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, ofereceu “total apoio” ao Tribunal Regional Eleitoral, nesta sexta feira (20), durante visita institucional que realizou ao presidente do TER, desembargador Abelardo Benevides, ao lado do vice-presidente de Ações Institucionais, Vanderley Viana. A presidente do CRCCE manifestou ao magistrado o interesse do CRCCE em ajudar a Justiça Eleitoral na prevenção de irregularidades, na prestação de contas dos candidatos a prefeito e vereador, durante as eleições deste ano.

“Podemos divulgar normas para 25 mil destinos de profissionais da contabilidade, temos comissões técnicas que podem prestar consultoria, além de instalações para cursos e palestras sobre as normas que deverão ser seguidas por candidatos e pelo profissional”, afirmou Clara Germana. “Como a Justiça (Eleitoral), temos o maior interesse em divulgar as regras (da prestação de contas), na capital e no interior, para prevenir fraudes e irregularidades por parte de candidatos e partidos”, completou.

Clara Germana informou a Benevides que o CFC está finalizando uma cartilha, que poderá ser distribuída em eventos conjuntos, já no mês que vem. Uma das novidades é a prestação de contas, até 72 horas depois do candidato receber algum passe em dinheiro – até 2014, eram apenas duas as prestações de contas. Outra regra é que os candidatos de 164 municípios do estado, que têm até 50 mil eleitores, poderão por um sistema simplificado, ainda em desenvolvimento pelo TSE.

O secretário de Controle Interno do do TER, Rodrigo Cavalcante, também participou do encontro. Ele informou que o prazo para o pedido de inscrição de candidaturas segue até o dia 15 de agosto, e que o TRE tem até o dia 12 de setembro para julgar os pedidos.