CRCCE recebe seminário promovido pelo TCM

20160411_123343O Conselho Regional de Contabilidade foi sede, nesta segunda feira (11), do Seminário Responsabilidade Solidária do Contador e Inexigibilidade e Prestação de Contas, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios-TCM. A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, foi uma das palestrantes da manhã, ao lado do conselheiro do TCM, Domingos Filho, e do promotor de justiça, Luiz Alcântara Costa Andrade.

O auditório do Conselho ficou lotado durante todo o dia, com um público formado por profissionais da contabilidade e gestores públicos de todas as regiões do estado. Depois das apresentações, seguiu-se um debate, que teve A mediação da procuradora geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Leilyanne Feitosa.

A presidente  do CRCCE falou sobre a necessidade de o contador se resguardar, durante o exercício da contabilidade na gestão pública, atentando sempre para uma postura ética. “A contabilidade vem passando por mudanças e precisamos também mudar o perfil do contador”, afirmou. “Ele (contador) tem que aprender a conversar com o gestor, a dizer não e a se impor”, defendeu.

O promotor justiça alertou para o fato de que o Ministério Público pode abrir processo contra gestores, mesmo quando têm as contas aprovadas pelo TCM. “Por possuirmos mais recursos para investigar ilícitos, muitas vezes, conseguimos encontrar crimes praticados por gestores que tiveram suas contas aprovadas”, afirmou.

A responsabilização do contador por atos ímprobos do gestor também foi um ponto questionado por Clara Germana, na palestra que fez, no período da tarde. A presidente destacou que o contador deve atuar dentro da lei. “O CRCCE está sempre à disposição dos profissionais da classe contábil, para ajudar nas eventuais dúvidas que possam surgir no desempenho de suas atividades”, concluiu a presidente.

O seminário foi encerrado com os participantes respondendo a dúvidas da plateia.