CRCCE integrará Mais Capacidades em nova parceria com o TCM

Capa

O Conselho Regional de Contabilidade integrará o projeto Mais Capacidades, a nova versão do projeto Capacidades, que o Tribunal de Contas dos Municípios desenvolverá ao longo de 2016. A informação foi dada nesta quinta feira (3), pelo diretor-geral do TCM, Juraci Muniz Júnior, depois da sessão do Pleno daquela Corte, que aprovou a suspensão, até o dia 20/3, das sanções para os profissionais da contabilidade que ainda não entregaram as informações do SIM referentes a janeiro.

Recebemos com naturalidade tal solicitação haja vista sua coerência e razoabilidade”, afirmou Muniz Júnior, em entrevista a portal de informações e serviços do CRCCE. “ O Pleno aprovou sem quaisquer questionamentos”, completou. Veja a entrevista completa, em que o diretor-geral do TCM também destaca os resultados obtidos pela parceria com o CRCCE.

CRCCE – Como o TCM recebeu a solicitação do CRCCE de suspensão provisória das sanções por atraso no envio das informações do SIM?

Juraci Muniz Júnior – Em razão da estreita parceria existente entre as Instituições, parceria essa que ganha mais espaço a cada ano graças a visão de ambos os Presidentes, recebemos com naturalidade tal solicitação haja vista sua coerência e razoabilidade. Apesar dos construtivos debates, bem como construção conjunta do Manual do SIM para 2016, é natural que as inovações que passam a vigorar a partir do corrente ano, exigem de todos os profissionais um maior cuidado e maior esforço no envio de dados mensais ao TCM.

CRCCE – Foi uma matéria difícil de ganhar a aprovação do pleno do TCM?

JMJ – De forma alguma. O Pleno aprovou sem quaisquer questionamentos por entender, como já dito, da coerência e razoabilidade do pedido. O TCM tem evoluído cada vez mais na suas interpretações e essa postura vem a demonstrar de forma concreta que trabalhamos em prol do desenvolvimento dos municípios. Para isso temos que ter, sobretudo, bom senso nas nossas ações de controle externo de forma a receber dados que evidenciem cada vez mais de forma clara e transparente a condução das gestões públicas municipais das 184 prefeituras e câmaras do Estado do Ceará.

CRCCE – Anualmente, o CRCCE tem contribuído com o aperfeiçoamento do SIM. Este é um diálogo que se estabeleceu para ficar?

JMJ – Não só para ficar como para evoluir. A comunhão de conhecimentos traz evolução e melhorias em todos os sentidos, principalmente  para a qualidade dos dados e consequentemente para sua transparência e acesso dos cidadãos.

Com essa parceria ganham as instituições, ganham os municípios, ganha o Estado do Ceará, por talvez ser o pioneiro no país nesse nível de trabalho técnico em parceria.

CRCCE – O senhor adiantaria novas parcerias para 2016? O Capacidades, por exemplo, vai voltar?

JMJ – Como já mencionado, a parceria se renova e ganha novos ares. O Capacidades em 2016 chega com nova roupagem, trata-se do MAIS CAPACIDADES, que tem como parceiros o próprio CRCCE, o Ministério Público do Estado do Ceará, a APRECE, a UVC e o Conselho Regional de Administração – CRA. Estaremos juntos no primeiro semestre de 2016 em 10 regiões do estado contemplando todos os 184 municípios, tratando de forma prática sobre todos os aspectos relacionados à transição dos governos municipais e preservação do patrimônio público. Outras ações serão realizadas de forma conjunta com o CRCCE, como a construção do Manual do SIM para 2017, cursos, palestras e discussões técnicas, além do Congresso Brasileiro de Contabilidade que com certeza terá o apoio e a participação do TCM/CE. Todas essas ações, toda essa aproximação e porque não dizer, toda essa evolução, decorre do trabalho incessante dos qualificados grupos técnicos que compõem ambas as instituições, mas nada disso seria possível sem a visão, simplicidade e empreendedorismo dos dirigentes máximos do TCM/CE e do CRCCE.