Discurso de encerramento da gestão aponta 27 novas ações em nove diferentes áreas

Sessao_DiscursoVinte e sete novas ações foram listadas pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, no discurso de encerramento da gestão 2014/2015. O discurso foi proferido, nesta quarta feira (16), na última sessão plenária do ano.

A presidente apontou avanços em nove áreas, entre elas a da contabilidade aplicada ao setor público, do apoio jurídico e da perícia; do interior, do jovem e da mulher. Veja na íntegra o discurso.

“Conselheiros, colaboradores, convidados, Boa tarde.

Ao tomar posse no cargo de Presidente desta Casa, há exatos 23 meses, proferi as seguintes palavras: “Que cumprirei a honrosa missão, com todo o entusiasmo, que no momento me envolve, ao tomar consciência do tamanho da responsabilidade. Que o compromisso com todos os profissionais será realizado. E, que as propostas apresentadas serão todas concretizadas.”

Hoje, como Presidente deste Conselho, torno-me passado…

“Os cargos permanecem e nós passamos, como todos passam. Outros presidentes suceder-nos-ão. Mais do que as honrarias do cargo, o que nos engrandece é bem servir àqueles que de nós esperam ações e realizações”.

Ficam as ações e as realizações que, espero, possam ter dignificado a imagem desta Casa e engrandecido o nome de todos aqueles que pertenceram e pertencem, dedicaram-se e se dedicam a esta Entidade.

Muitas foram as realizações, alegrias, tristezas, aprendizados e decepções. Muitas foram as amizades, uniões, discussões e conquistas. Ou seja, uma onda gigante de sentimentos efervescendo estes incompletos dois anos, mas também de muitas, muitas ações e muito, muito trabalho concretizado.

Hoje, temos um CRCCe diferente… muito diferente… Mais dinâmico com o retorno mais ágil aos nossos profissionais. Temos uma casa com processo e controles concluídos. Nossa sede, todas as providências foram tomadas, para que seja reformada, de forma a receber nossos colegas profissionais com muito mais conforto e segurança. Somos, hoje, reconhecidos pelos órgãos públicos e respeitado pela mídia. Nossa marca hoje é forte e de muita credibilidade.

Em tão pouco tempo, foram incontáveis as conquistas, as quais estão todas bem catalogadas, com muita alegria e entusiasmo. Listo agora algumas dessas alegrias:

Na área de pública: 1. Sala do TCM; 2. Construção na participação do SIM 2016; 3. Participação do CRCCE no evento Capacidades promovido pelo TCM; 4. Grupo de estudo.

Pode ser pouco, como alguns falaram, mas foram conquistas de um sabor que jamais será esquecido por quem lutou por isto, não há dois anos, mas há 6 anos… e, ainda vamos continuar lutando…, pois, hoje, o contador público tem espaço na nossa contabilidade e na nossa entidade.

Na área de perícia: 1. Curso direcionado; 2. Visita ao Fórum para conversar sobre honorários e tarefas de peritos. Foi também um avanço a esta categoria, que nos últimos anos vem lutando por uma boa representação na categoria.

No interior: 1. Sala da Jucec em Itapipoca; 2. Sala de certificação na delegacia de Crateús; 3. Homologação conquistada para ser feita no município de Jaguaribe; 4. Limoeiro – primeira cidade que aconteceu reunião de CD – CRCCe no interior e assinatura de doação do terreno para a construção da sede; 5. Espaço do CRCCe no Vap Vupt de Sobral; 6. Caravanas do Conhecimento; 7. Espaço do CRCCE no Vapt Vupt de Juazeiro do Norte; 8. Participação de contador no Contencioso em Juazeiro do Norte; 9. Cursos em todas as delegacias e cidades vizinhas.

No CRCCE Jovem: 1. Eventos em faculdades e no CRCCE; 2. Ampliação do CRCCE Jovem para o interior do estado (Juazeiro do Norte e Crateús) – projeto hoje reconhecido em todos os regionais.

No CRCCE Mulher: 1. Concretização do CRCCE Mulher, projeto este fruto de ação proposto por todos que compõem o 2/3 desta casa.

Na Adesão Solidária: 1. Arrecadação de alimentos e de outras doações; 2. Suporte aos profissionais que solicitam isenção de débitos por impossibilidade de trabalho; 3. Doação de valor para a construção de brinquedoteca em Sobral; 4. Terceiro setor – capacitação; 5. Criação do Observatório Social.

Na Comissão de Apoio Jurídico do CRCCE: 1. Revitalização da Comissão com ação de firmação de convenio com o MPE.

Na Comissão do SPED: 1. Cursos e fóruns; 2. Criação de grupo de estudo.

Na Comissão de Normas Técnicas de Legislação Fiscal: 1. Criação de grupo de estudo.

No Desenvolvimento Profissional: 1. Revista Técnica; 2. Cursos, palestras; 3. Simpósio e a Convenção; 4. Congresso Brasileiro – mais um resultado de um grande trabalho; 5. Ampliação do cadastro de instrutores; 6. Criação de função de assessora pedagógica para coordenar cursos do CRCCE, tendo acompanhamento das aulas, instrutor e aluno.

Amigos, estas foram algumas de nossas realizações, fruto de trabalho intenso e de equipe…

Saibam que sempre tive a certeza de que, com trabalho e empenho, alcançaríamos nosso objetivo: trazer benefícios à Classe Contábil e à sociedade do Ceará.

Desempenhar meu papel em estrita observância aos preceitos legais, às normas vigentes e aos compromissos assumidos na campanha de 2013.

Também norteei minhas ações e meu comportamento em absoluta sintonia com os princípios e valores éticos, que sempre nortearam minha vida profissional, familiar e cristã, mantendo sempre em mente a preocupação com o legado aos novos profissionais, nossa geração futura.

Aqui, deixo meu abraço e reconhecimento a todos aqueles que contribuíram com ideias e propostas, com críticas isentas e com o apoio desinteressado de quem deseja tão somente o desenvolvimento da Classe Contábil do Ceará.

Sendo impossível relacionar os colegas que contribuíram para o nosso trabalho, quero agradecer a todos que, por meio de e-mails, telefonemas e conversas, trocaram ideias e apresentaram propostas, além daqueles que participaram voluntariamente em grupos de trabalho, dispondo seu tempo e recursos de forma dativa. A todos vocês: muito obrigado!

A todos os representantes nas regiões administrativas, nos órgãos públicos, nas grandes empresas e aos coordenadores dos cursos de graduação e dos cursos técnicos, pela dedicação à representação do CRC-CE, o meu muito obrigado!

Aos conselheiros do CRCCE, pelo empenho e trabalho, pela parceria e dedicação, o meu muitíssimo obrigado e meu respeito.

Aos funcionários e colaboradores que fazem, efetivamente, o CRC-CE funcionar, pois apenas Presidente e conselheiros não fariam tudo o que é necessário, o meu muitíssimo obrigado.

Aos meus funcionários da Contaud, por terem compreendido que minha ausência se reverteria em benefício a todos os profissionais contábeis do Ceará, o meu muito obrigado.

A minha família, por ter compreendido que minha ausência era contrapartida necessária para o desenvolvimento da Classe Contábil do Ceará, agradeço pela compreensão e apoio, pois vocês foram fundamentais.

Aqui, nesta Casa, tudo o que vivi e aprendi enriqueceu minhas ações, tanto como profissional, quanto como representante da classe dos profissionais contábeis, e como pessoa. Tudo o que aconteceu foi, para mim, fundamental para permitir me lançar a novos desafios.

Encerro o mandato desta gestão, estes dois anos, concluindo, rogando a Deus que nos ilumine e nos conceda suas bênçãos, de forma que seja possível manter a todos no bom caminho daqueles que desejam o melhor para o fortalecimento e a grandeza do CRCCE e da Classe Contábil brasileira.

Por isso, muito obrigado por tudo o que vocês me ajudaram a fazer pelo CRC-CE e pela Classe Contábil do CE.

Finalizo esta gestão de dois anos como Presidente do CRCCE. Saio feliz, saio realizada, fiz o que podia ser feito, fiz o que precisava ser feito e fiz o que foi possível fazer… e, ainda, muito será feito!

Cumpri com minha missão.

Meu muito obrigado a todos!”