Presidente do CRCCE defende a contratação de contadores na gestão pública municipal

Capacidades_AquirazA presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, voltou a defender a contratação de contadores para o exercício de funções específicas da contabilidade, em palestra realizada, nesta terça feira (24), em Aquiraz, na penúltima fase do projeto Capacidades. A presidente falou sobre Controle Interno, ressaltando a importância do profissional de contabilidade para a qualidade das contas municipais. O projeto Capacidades é coordenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios e tem o apoio do CRCCE.

“Os gestores públicos precisam conhecer o órgão que estão administrando, precisam colocar pessoas técnicas nas pastas, nas diretorias e chefias que tomam decisões”, afirmou Clara Germana, para um auditório formado por técnicos e ordenadores de despesas de prefeituras e câmara municipais do Litoral Leste do estado. “Não pode deixar apenas na mão de terceirizados”, aconselhou, para evitar a reprovação de contas e de outros procedimentos da contabilidade pública, junto ao TCM.

A presidente do CRCCE informou ainda sobre dois recentes procedimentos da Fiscalização da autarquia, para coibir a atuação de falsos profissionais. A primeira delas foi o pedido de informações enviado às prefeituras do estado, sobre a formação dos profissionais que exercem funções contábeis. A segunda foi uma ação semelhante, feita junto à Receita Federal. “Dos 500 profissionais informados pela Receita, 190 estavam trabalhando sem formação contábil ou sem registro no CRCCE”, relatou.