Eleição: CRCCE tira dúvidas e espera baixo índice abstenção

Eleicao_InicialA eleição para a renovação de 1/3 do pleno do Conselho Regional de Contabilidade termina às 18 horas de hoje (18), devendo apresentar baixo índice de abstenção. A previsão é do gerente de Tecnologia da Informação do CRCCE, Jocélio Barreto, que acompanha o sistema de votação, aberto na manhã de ontem, e coordena o serviço de apoio aos eleitores cearenses. “Estamos num esforço redobrado, para tirar as dívidas e auxiliar no que for possível”, afirmou o gerente. “O importante é que todas possam exercer o seu direito de voto, que é também uma obrigação”, continuou.

Nenhum problema foi identificado no sistema, contratado de uma empresa especializada, pelo Conselho Federal de Contabilidade, para as eleições nos CRCs de todo o país. Mas alguns eleitores recorrem ao CRCCE para tirar dúvidas e pedir auxílio. O caso mais frequente é o do não recebimento da senha de acesso ao sistema, enviada pelo CFC a todos os mais de 13 mil profissionais ativos no estado. Neste caso, ou o endereço está errado ou houve algum problema na entrega. A solução é entrar no site da eleição (https://www.eleicaocrc.com.br/#/region ) e solicitar uma nova senha de acesso ao sistema.

Outro entrave pode ocorrer na hora de gerar a senha que dá acesso à votação. Havendo pendência cadastral, de endereço de e-mail ou de telefone, a senha de votação não é gerada. Neste caso, a indicação é ligar para o CRCCE (3455.2900), pedir a atualização do cadastro e reiniciar o pedido da senha de votação. “O profissional precisa lembrar que a senha que ele recebeu pelo correio é provisória, para pedir a senha definitiva de votação”, alertou Barreto.

O atendimento de apoio da Tecnologia da Informação do CRCCE segue até 18 horas, quando o sistema sairá do ar. Até o meio dia 77% dos eleitores do Ceará já haviam votado. O voto é obrigatório. O profissional que não vota, ou que não tem aprovada pelo Conselho a sua justificativa de ausência, paga multa de R$ 127,20.