Café com Debate começa com o tema Sucessão Familiar

Cafe_estreiaA primeira edição do projeto Café com Debate foi realizado neste sábado, na padaria Empório de Fátima, com o tema Sucessão Familiar (nas empresas de contabilidade). Os convidados foram os irmãos Camila e Cassios Coelho, que relataram suas experiências como integrantes de uma empresa, fundada pelos pai e tio, Pedro Coelho Neto e Martônio Coelho. O Café com Debate é uma promoção do Conselho Regional de Contabilidade, por meio do CRCCE Jovem, que será reeditado periodicamente, apresentando sempre um tema inédito para a classe contábil.

A psicóloga e contadora Camila, a irmã mais nova, abriu a conferência narrando a trajetória profissional da “filha do dono” que entrou na empresa, se estabeleceu, até perceber que era hora de ter o próprio negócio. “Quando começa a entrar os filhos, começa a ficar complicado”, advertiu, numa referência a necessidade de racionalizar as decisões e os processos de entrar, de permanecer ou de sair da empresa familiar.

Cassios lembrou que começou na empresa familiar “passando férias” e fazendo “trabalho de contínuo”, até chegar a sócio, com pró-labore e participação nos lucros, e, depois, decidir ter a própria empresa. O irmão mais velho lembrou que “a quem tem filhos, é natural querer que os filhos sigam na empresa”. Mas advertiu que “é importante considerar o perfil de cada um” e que “a sucessão tem que ser profissional”.

O coordenador do CRCCE Jovem, Lucas Gurgel, afirmou estar satisfeito com o sucesso do Café com Debate. Gurgel disse que o tema foi escolhido em grupo “com o critério de não ser um assunto rotineiro”. Ele defendeu que “precisamos de temas novos, que envolvam a Administração, o Direito”. E adiantou que o próximo encontro, será em outubro (com data a ser marcada), e pautará o tema fusão de empresas.

A avaliação do primeiro Café com Debate foi positiva. Solânia Veras considerou “excelente a iniciativa, para o crescimento profissional e intelectual de nós, contadores”. Para Karlos Ally, foi “um encontro totalmente proveitoso, com pessoas muito capacitadas compartilhando conhecimentos”. Também participaram os membros da comissão Dayana Barbosa, Kildere Damasceno, Macário Silva, Bruno Holanda e Anderson Oliveira.