Em entrevista para O Povo, Adalberto Vitor, vice-presidente de Técnica, fala sobre Defasagem do IR

O vice-presidente de Técnica, Adalberto Vitor, foi fonte para uma matéria especial do jornal O Povo. A matéria foi publicada na última segunda-feira, 17, com o título “Defasagem na tabela do Imposto de Renda atinge 15,3 milhões de brasileiros: Deste total, 4,65 milhões passaram a ser obrigados a fazer a declaração de ajuste anual à Receita Federal”.

Adalberto comentou com o veículo que a defasagem do IR é uma discussão que se torna efervescente todos os anos, e que as instituições públicas quando vão reajustar as taxas de prestação de serviços, utilizam-se de índices que contemplam a inflação. Na íntegra, o vice-presidente diz: “não seria nenhum exagero ou imprudência se esses reajustes também se aplicassem ao contexto de renda dos brasileiros para que houvesse uma adequação.”

O professor, ainda fez uma análise apontando que a própria Receita Federal resiste a uma medida de isenção, considerando o impacto no contexto de arrecadação que gira em torno de R$ 19 bilhões. Por fim, Adalberto indicou que existe um projeto de lei (PL), o 6.094/2013, na Câmara dos Deputados, que visa ampliar a faixa de tributação, tributar lucros e dividendos, heranças e retomada de alguns procedimentos que seriam contrapeso para o aumento da faixa de isenção, como a possibilidade de deduzir as despesas com moradia. O projeto, no entanto, não tem qualquer previsão de ser votado.

A matéria está na editoria de Economia, página 13. Segue link para ler na íntegra: https://drive.google.com/file/d/1XfnGZO46xL27Xf4qFdkLF9ISSNVxCux1/view

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br