Representantes dos Conselhos Regionais de Economia, Contabilidade e Administração se reúnem com Superintendente Regional do Trabalho do Ceará para fortalecer fiscalização e regularização de empresas e profissionais

Por Oswaldo Scaliotti

Unindo forças em defesa da devida atuação dos profissionais das três áreas, os Conselhos Regionais de Economia (Corecon-CE), Administração (CRA-CE) e Contabilidade (CRC-CE)  encabeçam projeto de reforço da fiscalização das empresas e dos trabalhadores dos ramos que operam de maneira informal no Ceará. Para dar celeridade ao processo, uma reunião liderada pelo Presidente do Corecon-CE, Ricardo Coimbra; com Fábio Zech,  titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE-CE), e representantes dos demais Conselhos, aconteceu nesta terça-feira (17).

As autarquias buscam dar prosseguimento à primeira fase do processo, que se trata da coleta de informações relacionadas à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), registro de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério da Economia às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente, em que devem constar os números do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO). Mediante acesso autorizado a esses dados, as entidades das classes profissionais poderão agir de maneira mais eficiente para regularização de todos os profissionais de suas respectivas áreas no Estado.

Segundo Ricardo Coimbra, a segunda fase do processo consistirá no encaminhamento de ofício para as empresas, para que elas possam formalizar os profissionais que atuam dentro delas de forma irregular. O objetivo é incentivar e aperfeiçoar a atuação de economistas, contabilistas e administradores dentro dos parâmetros legais e éticos das profissões.

Fábio Zech vê com bons olhos a iniciativa dos Conselhos. “As entidades estão trilhando uma parceria inteligente e ajudando o Ministério da Economia e a União na fiscalização das empresas e regularização dos trabalhadores. Com isso, toda a sociedade ganha e a coletividade se faz mais segura”, afirma o superintendente