CRCCE alerta para a exigência de pontuação na Educação Continuada em 2016

Desprof_AlertaO Conselho de Regional de Contabilidade realiza cursos e palestras, por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional-Desprof, visando a promover a qualificação profissional e preparar os profissionais da área contábil para novas exigências que serão trazidas pela NBC PG 12.

Com as alterações promovidas pela norma, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, em dezembro de 2014, os profissionais da área contábil, devem cumprir, por ano-calendário, 40 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada-PEPC. As novas regras começaram a valer a partir de janeiro de 2016.

De acordo com a NBC PG 12, além dos auditores, deverão comprovar a pontuação mínima exigida os contadores, que sejam responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente ou consideradas de grande porte (Lei n.º 11.638/2007).

A prestação de contas da pontuação de 2016 deve ser feita até 31 de janeiro de 2017. Da pontuação anual exigida, pelo menos 20% devem ser cumpridos com atividades de aquisição de conhecimento. Através das tabelas definidas pela norma é possível saber quanto cada atividade pontua.

A não comprovação da PEPC infringe às normas profissionais e ao Código de Ética Profissional do Contador. Para o vice-presidente de Registro do CRCCE, João Acrisio Rocha, “a maior abrangência dessa obrigação é uma oportunidade para os profissionais manterem-se atualizados e alinhados às necessidades do mercado”.

O CRCCE oferece, seja por realização própria, ou através de parcerias com instituições qualificadas, cursos, treinamentos e encontros, que asseguram aos seus participantes a obtenção dos pontos necessários ao cumprimento das exigências do programa.

Somente esse ano, mais 10 mil profissionais já participaram dos eventos de capacitação promovidos pelo Desprof.. Para mais informações sobre o Programa de Educação Profissional acesse: https://www.crc-ce.org.br/desprof.