Seminário discute setor público e responsabilidade do profissional

WhatsApp Image 2017-12-21 at 13.37.54O setor público e as responsabilidades do profissional de contabilidade foram assuntos em destaque, nesta quinta-feira (21), no seminário Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: da Teoria à Prática de Elaboração, Consolidação e Análise. A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, abriu o evento discutindo a responsabilidade do profissional e os deveres como contador. “Nós (profissionais) precisamos ter atitudes fortes, para que, no final, não sejamos responsabilizados por problemas que não são nossos”, alertou.

A primeira palestra do dia foi sobre Balanço Orçamentário, ministrada pelo Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Paulo Henrique Feijó. O auditor chamou a atenção para o desequilíbrio fiscal do país. “Não adianta maquiar, porque a ditadura do caixa é cruel”, afirmou Feijó. Ele exemplificou com a situação do estado do Rio de Janeiro, que hoje passa por grandes dificuldades por conta da “maquiagem” fiscal.

A segunda palestra do dia ficou por conta do Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Leandro Menezes Rodrigues. Ele falou sobre Demonstração dos Fluxos de Caixa e Balanço Financeiro. O evento também contou com palestra sobre Balanço Patrimonial e Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquida e Notas Explicativas