CRCCE realiza solenidade de lançamento do Manual do SIM/2016

_DSC0039O auditório do Conselho Regional de Contabilidade foi palco, nesta segunda feira (7), da apresentação da 17ª edição do Manual do Sistema de Informações dos Municípios-SIM/2016. O Manual é uma produção do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM com a colaboração da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas em Entidades Públicas  do CRCCE. O ato atraiu profissionais da contabilidade da contabilistas da Região Metropolitana e de cidades do interior.

A solenidade teve à frente a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, e o diretor geral do TCM, Juraci Muniz Júnior. Também compuseram a mesa de autoridades o coordenador da Comissão de Pública, José Wesmey da Silva, diretores do TCM, representantes do Sescap, da Receita Federal e da Controladoria Geral da União. Estiveram presentes na cerimônia os vice-presidentes do CRCCE, Pretextato Mello (Ações Institucionais) e Acrísio Rocha (Desenvolvimento Profissional), além dos conselheiros Avelar Gomes e Amaury Teixeira.

Para o diretor geral do TCM,  o apoio da classe contábil na elaboração do novo modelo do SIM foi fundamental, para legitimar o processo de prestação de contas. “A função do TCM não é apenas fiscalizar, mas também contribuir para o bom funcionamento das instituições, para o favorecimento da sociedade”, afirmou Muniz.

A presidente do CRCCE enfatizou a importância da parceria firmada com o TCM para a construção do SIM/2016 e salientou que classe contábil esteve presente em outras realizações do órgão, durante o ano. “Participamos ativamente do programa Capacidades, por meio de oficinas de Controle Interno e conseguimos, junto à direção do TCM, uma sala para que os contabilistas possam atender seus cliente”, afirmou.

O SIM é o maior banco de dados públicos municipal do Brasil, contando com 540 milhões de registros de toda a execução orçamentária, financeira e patrimonial das 184 administrações locais do Estado do Ceará. o Sistema recebe a armazena as prestações de contas das administrações municipais, as quais são enviadas mensalmente pela internet.