O CRCCE

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica de direito público criada pelo Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, e instalado em 07 de junho de 1947. Está subordinado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e faz parte, em conjunto com os demais conselhos regionais, do sistema CFC/CRCs.

O CRCCE possui estrutura, organização e funcionamento regulamentados pela Resolução CFC nº 1.370, de 8 de dezembro de 2011, que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade. Possui jurisdição em todo o Estado do Ceará e tem atuação baseada em três pilares: a fiscalização do exercício da profissão contábil; o registro de profissionais da contabilidade e escritórios contábeis; e o desenvolvimento profissional dos mesmos.

É a entidade que congrega a classe contábil cearense sendo formada por 13.345 profissionais da Contabilidade e 2.792 organizações contábeis, dedicando-se, também, às atividades de apoio aos profissionais da Contabilidade, conveniando-se com inúmeros órgãos públicos, como SEFAZ, SEFIN, JUCEC, TCM, CEF, UECE, além de entidades privadas, buscando sempre a melhoria e o aperfeiçoamento para os profissionais da Contabilidade.

A representação dos profissionais da Contabilidade é feita através do Plenário do CRCCE que é composto de 36 conselheiros, sendo 32 contadores e 4 técnicos em Contabilidade, sendo 18 conselheiros efetivos e igual número de suplentes.