Decreto-Lei que criou os Conselhos de Contabilidade completa 74 anos

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Há 74 anos eram criados o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais da classe. O Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, que foi redigido com a finalidade de regulamentar o exercício da profissão, traz benefícios que impactam positivamente toda a sociedade.

“Ao longo de sua história, a Contabilidade tem sido importante aliada da democracia. Entre outras atividades, torna transparentes as movimentações financeiras ao gerenciar e controlar os gastos públicos, por exemplo, e garante à população a oportunidade de exercer sua cidadania. Dessa forma, a regulamentação da profissão foi um ganho não apenas para os contadores, mas para toda a sociedade”, destaca o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Com a função de fiscalizar, editar as Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional, de regular a profissão e de promover e acompanhar a qualificação técnica e os programas de educação continuada, os Conselhos asseguram que cheguem à sociedade serviços de qualidade.

O Decreto-Lei assinado no século passado fortaleceu não apenas o exercício pleno da contabilidade, como disponibilizou profissionais capacitados que influenciam diretamente a saúde econômica do país. A atual pandemia da Covid-19, mais uma vez, deixou claro que as funções do contador são o norte das empresas.

Colocando em prática sua habilidade de lidar com as mudanças do mercado, em pouco tempo, esses profissionais interpretaram e aplicaram as novas medidas publicadas pelo Governo. Durante toda a crise, os profissionais estão ao lado de seus clientes e buscam salvar empresas e empregos, contribuindo para minimizar os impactos da doença na economia do Brasil.