Sistema Fecomércio e Conselho Regional de Contabilidade firmam parceria

Na próxima segunda-feira (16), o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Robinson de Castro, realizam solenidade de assinatura de parceria entre as instituições. O encontro acontecerá no auditório do Senac Reference às 19h.

A partir da assinatura do convênio, os contadores inscritos no CRC-CE terão acesso ao leque de produtos e serviços oferecidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Ceará.

Entre as vantagens que o sistema oferta através do cartão do empresário estão: descontos em instituições de ensino superior, telefonia móvel, plano de saúde, certificação digital, aquisição de veículos zero km, cursos profissionalizantes, consultorias empresariais, nutrição, estética, odontologia, espetáculos musicais, além de inúmeras atividades esportivas e desportivas. Maurício Filizola analisa a união como positiva, “essa parceria chega para somar. São iniciativas como essa que nos fortalecem e impulsionam a continuar em nossa maior missão de transformação de vidas”, ressalta Filizola.

O presidente do CRC-CE, Robinson de Castro, também comenta o tema “essa aproximação com uma entidade importante como a Fecomercio é muito valorosa, pois essa parceria irá beneficiar toda classe contábil cearense e foi aprovada em conjunto com as entidades de classe”.

Recuperação tributária

Ainda na oportunidade, o advogado Gustavo Moura, realiza palestra sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS retroativos a 2002. A Fecomércio-CE acompanha o tema de perto e ganhou no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para a recuperação desses valores pagos a mais, além de solicitar a readequação das parcelas que ainda estão para vencer do PIS e COFINS.

A partir da decisão, é possível exigir a compensação dos valores pagos desde janeiro de 2002, quando a base de cálculo era feita a partir da inclusão dos valores recolhidos a título do ICMS. No entanto, há algumas etapas a serem cumpridas até as empresas de fato receberem seus valores. Deste modo, a Fecomércio disponibiliza uma equipe de profissionais habilitados para ajudar nesse processo de restituição.

Assinatura de Convênio Sistema Fecomércio e Conselho Regional

de Contabilidade