Secretaria da Fazenda realiza primeira edição do projeto Sefaz Dialoga

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) deu início, na tarde dessa segunda-feira (02/09), no auditório da sede III da instituição, ao Dialoga Sefaz, projeto que busca aproximar, ainda mais, o Fisco estadual da sociedade. Essa primeira edição foi voltada para os profissionais de contabilidade e contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância do encontro para melhorar o relacionamento com os contadores. “Temos disposição para o diálogo. No mundo complexo em que vivemos, o exercício da escuta é fundamental”, comentou. Ela disse que a instalação do Conselho de Defesa do Contribuinte (Condecon), em abril deste ano, facilitou a aproximação com o público. A secretária também agradeceu a parceria com o Conselho de Contabilidade.

Para a secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, o Sefaz Dialoga possibilita uma maior interação com a categoria contábil. “O projeto proporciona um aprendizado mútuo e gera confiança na relação. É uma oportunidade de diálogo aberto”, ressaltou. A gestora classificou a transparência e a simplificação das obrigações tributárias como pilares da atual gestão.

O presidente do CRC-CE, Robinson de Castro, elogiou a proposta do Sefaz Dialoga e afirmou que a Secretaria tem se esforçado em ampliar os canais de comunicação com os profissionais de contabilidade. Ele também considerou a implantação do Condecon como um passo importante em direção ao maior diálogo com os contribuintes. “Temos percebido um grande esforço da Sefaz em ouvir os contadores e pragmatizar as reuniões, em entender o nosso lado, a dificuldade que temos na operacionalização das demandas”, observou.

Em seguida, os servidores Denise Moura e Nonato Oliveira tiraram dúvidas da categoria sobre a Inscrição Estadual Virtual e o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), serviços digitais lançados recentemente pela Pasta. A gestora Rejane Muniz também prestou esclarecimentos sobre o Módulo Fiscal Eletrônico (MFE).

Fonte: Sefaz-CE