Presidente do CRCCE participa de Debate Público sobre Receita Pública Municipal no TCE

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), Robinson de Castro, participou do Debate Público sobre Receita Pública Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) nesta sexta-feira (23/8), no Plenário do Edifício 5 de Outubro (Rua Sena Madureira, 1047 – Centro). O debate foi presidido pelo conselheiro do Tribunal, Ernesto Sabóia.

O tema do encontro é o resultado da Auditoria Operacional sobre a eficiência tributária, realizada pelo TCE, que calculou três indicadores voltados a compreender o nível de sustentabilidade fiscal dos municípios cearenses: receita própria/receita corrente; receita própria sobre despesa com pessoal; e receita prevista e arrecadada.

Para Robinson de Castro, essa é uma importante iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, liderada pelo conselheiro do Tribunal, Ernesto Sabóia, responsável por apresentar o diagnóstico sobre a gestão de diversos municípios. “Gostaria de parabenizar pelo diagnóstico produzido pelo TCE. Esse trabalho evidencia uma série de dificuldades técnicas dos municípios na gestão, arrecadação e geração de receitas e o profissional de contabilidade, principalmente o que atua na área do Setor Público, poderá ser uma peça importante na solução desses problemas”, frisou.

Além da presença do presidente Robinson de Castro, a audiência também contou com a presença de presidentes de entidades de classe como Isabel Colares (Corecon-CE), Erinaldo Dantas (OAB-CE) e Leonardo Macedo (CRA),bem como dos conselheiros do TCE, David Matos, Soraia Vitor, Valdomiro Távora, Patrícia Sabóia e Rholden Queiroz.