CRE divulga datas dos próximos treinamentos para auditores independentes

O Comitê de Revisão Externa de Qualidade (CRE) definiu as datas e cidades que receberão os próximos treinamentos para auditores independentes. As cidades são: Fortaleza e Rio de Janeiro, ambas no próximo dia 25, além de Recife e Belo Horizonte, ambas no dia 26. Todos ocorrerão no horário de 09h às 12h30min.

Os interessados devem realizar a inscrição encaminhando os dados abaixo para o endereço eletrônico do Comitê (cre@cfc.org.br).

Nome:
CPF:
CRC:
Empresa: (se houver)

No mês de junho, o CRE já realizou treinamentos em São Paulo, no dia 5, e em Porto Alegre, no dia 6. A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, conhecida como ‘’Revisão pelos Pares’’, tem como principal objetivo a avaliação dos procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela firma de auditoria, com intuito de assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Comitê de Revisão Externa de Qualidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) foram as entidades definidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 1999, para executarem as diretrizes do programa pelo Brasil. Após dois anos de estudos e análises, o Plenário do CFC aprovou as normas sobre a Revisão Externa de Qualidade e a implantação do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE).

O Comitê é responsável pela administração da Revisão pelos Pares e é quem estabelece os regramentos e controles para garantir que as revisões sejam realizadas nos prazos e na forma previstos na NBC PA 11 – Revisão Externa de Qualidade, comunicando ao CFC e à CVM os nomes dos auditores que não cumprirem os prazos estabelecidos para as providências cabíveis.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade – Por Luiz Henrique Monteiro