CRCCE entrega 100 novas carteiras profissionais

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) realizou a terceira entrega de carteiras profissionais de 2018 para 100 novos contadores nesta sexta-feira, na sede.  A solenidade foi aberta pelo presidente Robinson de Castro, e conduzida pelo vice-presidente de Registro, Flávio Gusmão.

Os novos contadores receberam o atual modelo da Carteira de Identidade do Profissional da Contabilidade, fabricada em cartão rígido, com um dos mais modernos e avançados sistemas de segurança antifraudes, a partir do chip criptográfico onde o profissional poderá inserir o certificado digital. Com a democratização do uso do certificado digital, que garante a identidade do profissional da contabilidade nas transações eletrônicas, é possível uma maior utilização dos serviços públicos que até pouco tempo eram prestados nos balcões de atendimento.

O registro profissional habilita o profissional da contabilidade para o exercício da profissão. A Carteira de Identidade Profissional substitui o documento de identidade, facilita a entrada em órgãos públicos, além de promover a valorização da profissão contábil. O documento está fundamentado no Art. 18 do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, no Art. 1º da Lei n.º 6.206, de 7/5/1975, e no Art. 22 da Resolução CFC n.º 1.370/2011, que estabelecem a Carteira Profissional, expedida pelo Conselho Regional de Contabilidade, com observância nos requisitos e modelos definidos pela entidade.

Os profissionais da contabilidade com o modelo antigo, em papel, ou com interferências no chip devem atualizar suas identidades, em razão das antigas carteiras não estarem de acordo com a nova tecnologia. “Desde 2012, o Instituto de Tecnologia da Informação do Governo Federal  (ITI)  alterou os novos padrões criptográficos, que passaram de 1024 bits para 2048 bits, tornando as chaves públicas e privadas mais seguras”, explica o vice-presidente de Registro, Flávio Gusmão. Ressalta-se, que a substituição da identidade só é indicada para fins de utilização da certificação digital.

O setor de Registro é responsável pelo Cadastro de Profissionais e Organizações Contábeis. Após o recebimento dos documentos (via protocolo), formula-se um processo que será analisado pelo vice-presidente da Câmara de Registro, pela própria Câmara ou em Sessão Plenária, de acordo com o tipo de assunto e obedecendo ao exposto no 2º Manual de Registro e as exigências das resoluções 1494/15 e 1390/12.

O profissional que desejar retirar a 2ª via da carteira profissional deverá entrar em contato com o setor de Registro do CRCCE. A atuação profissional sem a devida habilitação resultará  em exercício ilegal da profissão passível de multa e/ou notificação. Mais informações no setor de Registro do CRC/CE (3455.2908, 3455-2909, 3455-2939  ou email: registro@crc-ce.org.br).