Clara germana faz dois “alertas” na abertura do Sincasp

Sincasp_2017A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, alertou a classe contábil para a necessidade do profissional participar na criação de obrigações acessórias por parte de órgãos públicos. A opinião foi manifestada em tom de “alerta”, durante o ato de instalação do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp), realizado nesta quarta-feira (8), no auditório do CRCCE. “É fundamental para a aplicabilidade de lei”, argumentou a presidente.

Clara Germana também alertou para o que considera o “não cumprimento” da legislação contábil por parte do profissional. “Eles (profissionais) precisam conhecer a sua legislação, até para reduzir os casos e as punições que temos aplicado aqui no Conselho”, apelou. “Ano passado, foram 267 eventos (de desenvolvimento profissional), numa média de 22 por mês”, afirmou. Referindo-se ao 8 de Março,  presidente homenageou “as mulheres guerreiras, de luta, que precisam vencer o preconceito diariamente”.

Também participaram da mesa de autoridades, o coordenador geral do Sincasp, Jorge Lopes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Pontes Lima; o diretor do Tribunal de Constas do Município, Juraci Muniz Júnior; o secretário adjunto da Fazenda, João Marcos Maia; e a secretária executiva da Secretaria do Trabalgo e Desenvolvimento Social do Estado, Luciene Bezerra. Em seguida, foi realizado um debate com o tema Responsabilidade do Profissional, tendo a presidente do CRCCE como mediadora.

Programação

O Sincasp segue até sexta-feira (10), tendo como tema geral Uma Gestão Pública de Qualidade Move o Desenvolvimento. Nesta quinta-feira (9), haverá quatro palestras de temas atuais com expositores de renome nacional. A agenda começa às 8 horas e 45 minutos, com o tema Sistema de Custos: Governança e Gestão Pública, tendo como palestrante Marilson Dantas. A programação completa está em: https://www.crc-ce.org.br/2017/02/simposio-nacional-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-de-08-a-10032017-fortaleza/