Auditoria independente: avanços e desafios rumo à excelência na governança

Comentário: Ronaldo Melo – Presidente da Comissão de Auditoria Contábil do CRCCE

O lançamento da coluna “transparência e governança” pelo Ibracon é de extrema relevância para a profissão do Auditor e está alinhada com a iniciativa de reduzir a lacuna de expectativas sobre a auditoria independente, apresentando as responsabilidades e limites de sua atuação, frente aos escândalos corporativos envolvendo distorção em informações financeiras.

Por ser de responsabilidade da Administração a elaboração das Demonstrações Financeiras, melhores práticas de governança são imprescindíveis para aumentar o grau de confiança e transparências das informações, visto que a auditoria independente tem limitações inerentes, como a dependência de informações fornecidas pela própria empresa auditada, a necessidade de amostragem de dados em vez de exame de todas as transações, além de não ser responsável pela detecção de fraude.

Contudo, embora não seja o seu papel principal, durante o exame das informações, o auditor pode identificar oportunidade de melhorias nos processos e controles da entidade, que são levados formalmente ao conhecimento da administração, alertando sobre os possíveis impactos, assim como as recomendações sugeridas com base nas melhores práticas de mercado e de governança.

Neste sentido, a coluna “transparência e governança” tem como propósito promover discussões relacionadas as essas práticas corporativas, disseminar o real papel da auditoria independente e promover a cultura de transparência e confiança sobre as informações financeiras divulgadas para o mercado.

Parabéns por mais essa iniciativa para fortalecimento da profissão e do mercado brasileiro.