Entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024 já tem data definida!

O início do ano traz consigo uma série de obrigações fiscais, entre elas, o Imposto de Renda da Pessoa Física, cujo recebimento das declarações se inicia em 15 de março. Até 31 de maio, os contribuintes precisam estar em dia com o fisco. Para este ano, além do novo prazo, a Receita Federal anunciou outras mudanças. O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE alerta que o suporte de um contador torna-se imprescindível para evitar erros na declaração.

Confira a tabela do Imposto de Renda 2024 abaixo:

Dentre as alterações para este ano, a maior foi a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda de R$1.903,98 para R$2.112,00. O impacto dessa alteração beneficia 3,7 milhões de contribuintes pessoas físicas, que estarão isentos do tributo. Vale ressaltar que os contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$28.559,70 em 2023, equivalentes a dois salários mínimos por mês, são obrigados a entregar a declaração. Um desconto de R$528,00 sobre o imposto pago diretamente na fonte será concedido a todos os contribuintes que optarem pelo modelo simplificado.

A Receita Federal também divulgou novas obrigações sobre aplicações em fundos de investimento. Agora, os valores relativos ao imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos apurados até 31 de dezembro de 2023 deverão ser declarados na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

O CRCCE reforça ainda as escolhas dos modelos de declaração disponíveis. No Modelo Simplificado, é aplicado um desconto fixo de 20% sobre os rendimentos tributáveis, substituindo todas as deduções permitidas no Modelo Completo. Por outro lado, no Modelo Completo, o contribuinte tem a liberdade de detalhar suas despesas dedutíveis individualmente, sem a aplicação de um desconto padrão. A decisão entre os modelos requer uma análise cuidadosa das despesas e da situação financeira, sendo possível simular ambas as opções para determinar qual resulta em menor pagamento de impostos ou em uma restituição mais significativa.