Conselho de Contabilidade recebeu entidades de classes para discussões sobre Nova Reforma Tributária

GT Tributário reuniu na última quinta-feira (30) instituições para discutir e levantar questões que devem ser repassadas ao contribuinte
O plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) recebeu na última quinta-feira (30) entidades de classe para o Grupo de Trabalho (GT) sobre a Reforma Tributária. Na ocasião, instituições públicas e privadas do setor estiveram presentes para discutir sobre as mudanças na nova reforma que deve atingir o contribuinte, e como esses orgãos podem esclarecer dúvidas a respeito do assunto.

Para Fellipe Guerra, presidente do CRCCE, o objetivo maior de reunir essas entidades está em fortalecer esse Grupo como uma rede de apoio para o contribuinte. “O GT foi pensado para promover estudos sobre as propostas já existentes da reforma tributária e contribuir tecnicamente para que elas sejam melhoradas, assim tendo uma comunicação efetiva”, explica o contador.

A Comissão de Direito Tributário da Organização dos Advogados do Brasil do Estado do Ceará (OAB-CE) esteve presente através do advogado Fernando Falcão. O profissional relatou o papel social que a Organização tem junto ao contribuinte e de como as discussões sobre a Nova Reforma devem atravessar a vida da população. “Esse espaço criado aqui hoje é de extrema relevância para refletirmos e também pensarmos enquanto entidades como podemos levar da maneira mais simplificada para a população essas mudanças na Reforma”, contou o advogado.

Rafael Vieira, professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, fala da pertinência dos profissionais de ensino da Contabilidade nesse círculo de discussão. “Hoje vemos em sala de aula muitos futuros profissionais cada vez mais interessados em pesquisas sobre a reforma tributária, e com discernimento do papel social que a profissão possui. E podem ter certeza que essas mudanças nas Leis Tributárias impactam bastante no nosso ensino e em como os estudos estão sendo recebidos por esses alunos”, comenta o professor.

O representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Marcílio Farias, declarou que a entidade é uma das mais afetadas quando ocorre esse tipo de reforma. “Enquanto comerciário há muitos anos, sei do quanto essa reforma está modificando e deve continuar a modificar a rotina de nossos comerciantes. Somos uma das classes mais por dentro de tudo que acontece dentro do ambiente de fiscos e tributação, exatamente por nos vermos nessa tarefa de repassar esse tipo de informação a população que são nossos clientes’, explicou ele.

O GT ainda recebeu instituições como o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (SINDILOJAS), Associação dos Jovens Empresários (AJE), Receita Federal do Brasil 3a Região Fiscal (RFB), Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ), Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará (SESCAPCE), Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará (Sindicont-CE), Federação das CDLs do Ceará (FCDL CE) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza). As entidades devem se reunir para uma próxima discussão no dia 20 de abril no município de Fortaleza.

Equipe de Comunicação do CRCCE

Contato: comunicacao@crc-ce.org.br