A vice-presidente de Administração, Sandra Paula, falou sobre a Nova Lei de Licitações na TV O Otimista

A vice-presidente de Administração, Sandra Paula, concedeu entrevista para a TV O Otimista, programa Economia & Mercado, com a apresentação da jornalista Elaine Oliveira, na última terça-feira (01). A pauta abordada pela profissional foi a “Nova Lei de Licitações”.

Sandra comentou que a Lei 14.133/2021, Lei de Licitações e Contratos Administrativos, trouxe mudanças significativas para a administração pública, compatível com a realidade atual, haja vista que a Lei 8666/93 está sendo aplicada há mais de três décadas.

Perguntada sobre as principais mudanças, a contadora responde que umas das grandes novidades da Nova Lei de Licitação são as modalidades de licitações, o valor de dispensa de licitação para a realidade atual, e o inédito diálogo competitivo. “Onde a administração pública tem um diálogo com o licitante para ele apresentar ferramentas que sejam vantajosas para administração e uma melhor solução.Enfim, a Lei trouxe muitas novidades, inclusive, alguns artigos ainda precisam ainda ser regulamentados”, explica.

A vice-presidente também reforça que o que está em vigor são os artigos das penalidades. “Falando objetivamente, a Lei já está em vigor, no entanto, passa a ser obrigatório para a administração pública a partir de 1 de abril de 2023”, destaca.

A jornalista pede que a contadora aponte as principais mudanças sobre a Nova Lei de Licitações, a qual a contadora responde que as empresas precisam entender como funciona a 14.133/2021. “Orientamos que essas empresas que são fornecedoras da área pública procurem realizar uma capacitação com os seus colaboradores que estão envolvidos neste processo, a mesma coisa com a administração pública, ela deve fornecer um treinamento para os seus funcionários, pois a Lei é composta por muito artigos, são muitas novidades a serem observadas”, ressalta.

Por fim, a vice-presidente comenta que observa que por muitas vezes os fornecedores são desclassificados porque entregam o balanço patrimonial pendente da inclusão do registro, sem estar na formalidade da Lei. “Por isso é tão importante que os empresários que são fornecedores da área pública conversem com os seus contadores e peçam a assessoria desses profissionais”, conclui.

Para assistir a entrevista na íntegra, basta clicar no link abaixo, a partir da minutagem 38:45.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br