Presidente do CRCCE é fonte no Diário do Nordeste sobre a renegociação de dívidas do Simples Nacional e destaca a importância do contador neste processo

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Fellipe Guerra, foi fonte para a matéria publicada hoje (26), no Jornal Diário do Nordeste. Na editoria de negócios, a publicação intitulada “Dívidas do Simples Nacional e do MEI podem ser renegociadas até 31 de março; veja condições”, abordou as opções de parcelamento que chegam até 137 vezes e sobre as possibilidades de desconto de até 100% sobre juros, multas e encargos.

Sobre o que diz respeito às quatro opções de prazo para pagar o restante do débito e o desconto aplicado que varia de acordo com o tempo. Exemplificados na seguinte maneira:
9 meses: 50% de desconto; 27 meses: 45% de desconto; 47 meses: 40% de desconto; 57 meses: 35% de desconto. O presidente comenta que essa opção é indicada para empresas que tenham condição de pagar em um menor prazo. “Isso porque o desconto é aplicado sobre o valor total da dívida”.

Fellipe ressalta ainda que a transação tributária é limitada a dívidas cujo valor seja igual ou superior a 60 salários mínimos. Questionado sobre os riscos para as empresas que não aproveitarem a oportunidade para quitar as suas dívidas, o presidente respondeu na íntegra. “Quando se está inscrito na dívida ativa o nome vai para o Cadin [Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal] e isso pode afetar o crédito das empresas, pode afetar a própria operação do negócio. Também pode perder o Simples Nacional, que já é uma estratégia de tributação simplificada. Se perder a oportunidade de permanecer no Simples, pode acabar pagando mais”, explica.

Em suas considerações finais, o presidente alerta que os empresários devem buscar o contador da empresa quando decidirem regularizar os negócios. “Ele quem irá orientar sobre quais débitos são legítimos, por exemplo,”conclui.

Para ler a matéria completa, basta clicar no link abaixo: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/dividas-do-simples-nacional-e-do-mei-podem-ser-renegociadas-ate-31-de-marco-veja-condicoes-1.3183351

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br