Terceiro Setor: CRCCE consolida protagonismo em encontro no MPE

Clara_MesaO Conselho Regional de Contabilidade consolidou a posição de protagonista, nesta segunda-feira (25), na abertura do II Encontro Cearense do Terceiro Setor, promovido em parceria com o Ministério Público Estadual. O encontrou lotou o auditório da Procuradoria Geral da Justiça de representantes de organizações da sociedade civil, interessados em se qualificar na captação de recursos e na prestação de contas com entes financiadores do Estado e da iniciativa privada.

No ato de instalação do Encontro, a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio de Fundações e Entidades de Interesse Social, Rita D’Alva Martins Rodrigues, agradeceu a participação do CRCCE e chamou a presidente Clara Germana de “companheira”. “Conte conosco, promotora”, respondeu a presidente, num discurso  em que reafirmou a decisão do CRCCE de contribuir com o terceiro setor.

Este é o segundo ano em que o CRCCE participa da realização do encontro e da mediação dos debates da programação. Veja os horários aqui. Compuseram a mesa de autoridades o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Manuel Pinheiro Freitas, os secretários de estado Flávio Jucá (Controladoria e Ouvidoria Geral) e Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social), entre outros.

Também participaram a coordenadora da Comissão do Voluntariado da Classe Contábil, Cláurea Tavares, e a delegada do CRCCE no Crato, Brígida Tavares.

Trechos do discurso

A presidente Clara Germana fez um discurso forte, em que expôs as intenções do CRCCE como protagonista do desenvolvimento social do estado. Veja alguns trechos:

Somos uma autarquia federal responsável pelo registro, pela fiscalização e pela qualificação de profissionais e empresas da atividade contábil. Mas não queremos para nós o título de um cartório ou de um órgão regulador eficiente. Queremos mais. Queremos ser também um órgão aberto a contribuir com o crescimento econômico e, principalmente, com o desenvolvimento humano do nosso estado.

Nós do Conselho Regional de Contabilidade, como cada ente aqui representado, queremos mais proteção a crianças e idosos, mais amparo e autonomia às pessoas com deficiência, mais respeito e dignidade a mulheres, negros e às minorias invisibilizadas… Estamos aqui dando um sinal claro do compromisso que temos na história e, mais especificamente, da parceria que firmamos com o Ministério Público Estadual.