CRCCE participa de apresentação do novo sistema da Jucec

IMG_20170320_095859113_HDRO Conselho Regional de Contabilidade participou, nesta segunda-feira (20), da apresentação do Sistema de Registro Mercantil – SRM, novo sistema operacional da Junta Comercial do Ceará – Jucec. O novo procedimento facilitará a rotina profissional da classe contábil, já que os processos, atualmente, são feitos em papel e passarão a ser executados por meio digital. “Fazer com que os processos se tornem mais claros e menos burocráticos otimiza o nosso tempo e permite que os empresários possam acompanhar”, explicou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCCE, Fellipe Guerra.

Outra mudança destacada por Guerra é a tentativa das Juntas Comerciais em reverter o Decreto 8683/2016. A norma estabelece o envio, por parte das empresas, dos arquivos para o SPED Fiscal, assim não é preciso mais autenticar livros na Junta. Segundo o vice-presidente, “a alteração se voltaria para que todos os livros, independentemente de serem mandados por SPED ou não, voltem a ser autenticados pelo órgão”.

A Junta Digital passará a abrigar no seu portal os dados necessários para a formalização de uma empresa quase em sua totalidade, a meta é que até o fim do ano o empreendedor consiga abrir uma empresa em até 48 horas. A Jucec é a segunda Junta do país a receber a atualização, após Minas Gerais. A apresentação ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas e foi realizada pelo diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg, Alex Barbosa.

Palavra da Jucec

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, enfatizou a importância da parceria com o Conselho para formar a Junta Digital. “Foi o CRCCE que nos ajudou com a recepção de contratos na nova modalidade de registro digital por parte das instituições financeiras. É primordial que nós tenhamos uma parceria de capacitação para os contadores e nada mais adequada que o CRCCE, o maior órgão de representação da classe contábil,” declarou a presidente da Junta. A presidente do Conselho, Clara Germana Rocha, encaminhou, à época, um ofício explicando a homologação dos contratos pelos bancos.