Participação do CRCCE no ENECON é destaque em sessão plenária

Os membros do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) se reuniram em plenária, no dia 17 de junho.  O presidente do conselho, Robinson de Castro, apresentou a prestação de contas das atividades desenvolvidas, além dos julgamentos e homologações de processos, aprovação de balancete e resoluções. A participação ativa do CRCCE durante o 14º Encontro Nordestino de Contabilidade (ENECON) ganhou destaque na ocasião. O Ceará foi o único estado agraciado com dois prêmios de melhores trabalhos científicos.

O maior evento de contabilidade do Nordeste, o ENECON, promoveu conhecimento técnico, social e científico para os profissionais da contabilidade e garantiu grandes resultados para o Ceará. A Comissão Técnica e Científica do Enecon avaliou artigos aprovados para apresentação oral. Na ocasião, o Ceará teve destaque conquistando as duas maiores premiações, sendo o 1º lugar com o título “Grau de Governança Eletrônica dos Estados Nordestinos (IGEN)”, dos autores: Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Viviane da Silva Sousa, Ana Elisa Carneiro Costa e Marcos Bruno Messias de Sousa, enquanto o  2º lugar ficou o título “O Poder de Acurácia dos Estágios de Ciclo de Vida das Empresas nas Previsões de Lucros: uma Análise das Empresas Listadas na B3”, dos autores: Francisco Alves de Souza Neto e Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão. O título “Indicadores de Desempenho para a Avaliação da Eficiência de Universidades Federais Brasileiras da Região Nordeste”, dos autores: Rosiany de Sousa Luz e Fabiana Rodrigues de Almeida Castro garantiram a 3º colocação. Também houve prêmio em dinheiro de R$5.000,00 (cinco mil reais), R$3.000,00 (três mil reais) e R$2.000,00 (dois mil reais), respectivamente.

O evento contou ainda com a participação do economista cearense e deputado federal licenciado Carlos Moura Benevides Filho, que ministrou a palestra “Estrutura fiscal e tributária brasileira”, com abordagem na dívida pública do Brasil; regulamentos para controle de despesas primárias; resultados primários e nominais do Governo Central; e a evolução dos investimentos públicos.

“O evento reuniu trabalhos de altíssimo nível e é muito importante para o congraçamento da classe”, frisou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Eduardo Araujo. O ENECON contou com a participação dos conselheiros Eduardo Araujo, Wellynadia Rodrigues, Francélio Cavalcante, Kildere Damasceno, Zacarias Chaves, Randal Sena, o delegado de Juazeiro do Norte, Prof. Quirino Gomes, além dos colaboradores Paula Marinho, Vander Lima e Raquel Rodrigues. O stand do Ceará foi um dos mais movimentados do evento, com a realização de quiz de perguntas aos participantes, promovido pelo delegado Quirino Gomes.

O 14º Enecon é sediado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos CRCs dos estados nordestinos. O evento foi realizado no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, de 13 a 15 de junho.

Para finalizar a sessão plenária, o setor de Registro realizou mais uma entrega de carteiras profissionais.