Nova secretária da SEFAZ participa da Semana do Profissional da Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) promoveu, na última sexta-feira, 26, o evento Troca de Ideias com bate-papo com a nova secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e mais de 100 profissionais da contabilidade no Hotel Gran marquise. A ação agregou a programação da Semana do Profissional da Contabilidade, ocorrida de 17 a 28 de abril.

A situação fiscal do Estado do Ceará e a relação entre fisco, contribuinte e Contador foi o tema do encontro. Na abertura, a secretária da Fazenda apresentou os resultados fiscais e financeiros alcançados pelo Estado em 2018 e defendeu a necessidade de uma reforma tributária que traga maior simplificação para os contribuintes. A secretária também frizou as medidas adotadas pelo Estado para melhorar o ambiente de negócios, como a integração da Sefaz à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a instalação do Conselho de Defesa do Contribuinte (Condecon).

Na oportunidade, o presidente do CRCCE, Robinson de Castro, destacou a importância da aproximação da classe contábil com a SEFAZ, a partir da instalação do Condecon. “ O profissional da contabilidade é o intermediador das tarefas operacionais da SEFAZ e quem tá na ponta assessorando os contribuintes pode contribuir para diminuir os gargalos, simplificar processos e sugerir revisão de norma tributária e obrigação acessória, a partir da oportunidade de integrar o Condecon”.

O público, formado por conselheiros, coordenadores da SEFAZ e profissionais da contabilidade, também teve oportunidade de dialogar sobre o tema apresentado.