CRCCE participa do Seminário E-social na Prática realizado na FIEC

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) participou, na última terça-feira, 02, do Seminário E-social na Prática, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), junto ao SESI Ceará, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica e Ministério da Previdência/INSS. Essas instituições debateram, durante todo o dia, a relevância do E-social, fundamentos, objetivos, aspectos técnicos e operacionais com a participação do público presente, por meio de perguntas por escrito.

O E-Social é um projeto do governo federal que simplificou a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, reduzindo a burocracia. O novo sistema, em vigor desde janeiro, promoveu a transparência e desburocratização dos processos, reduzindo de 15 para 1 as obrigações contábeis de 4,6 milhões de empresas participantes em todos o país. Desde julho, micros, pequenas empresas e MEIs que possuam empregados passaram a adotar o sistema.

O presidente do CRC-CE, Robinson de Castro, participou da abertura do evento. “O CRC -CE vem contribuindo para esclarecer os profissionais da contabilidade sobre as mudanças decorrentes da implantação do E-social. Ao todo, o Conselho realizou mais de 30 treinamentos sobre tema desde o início do ano, em diversas cidades do Estado”, afirma.

O papel do profissional da contabilidade e E-Social foi apresentado pelo membro da Comissão de Normas Técnicas Trabalhista e Previdenciária do CRC/CE, Victor Lopes. Além dos representantes dos órgãos participantes, também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará (SINDCONT-CE), Manoel Pinheiro e as conselheiras Augusta Barbosa e Cláudia Dias.

A cidade de Fortaleza dispõe de atendimento integrado para dirimir dúvidas do E-social, por meio da Sala Especial da Receita Federal com agendamento pelo número: 3878.3922.