II Fórum de Gestão Tributária discute temas contemporâneos do processo tributário nas organizações

52D77BAF-96CF-4CDD-B53D-5C17C9CA0B21Nesta quinta-feira (14/06), o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) movimentou o auditório da sede para a realização do II Fórum de Gestão Tributária. O evento proporcionou novos conhecimentos sobre gestão, além de promover mais uma ação de integração para a classe contábil, com a participação de diversos especialistas tributários.

Na abertura do evento, o conselheiro do CRC/CE, Valdemir Alves, homenageou o professor universitário, Zaqueu Corrêia, com simbólica placa em reconhecimento aos serviços prestados à classe contábil como professor e, acima de tudo, um entusiasta da profissão. “Esse é um evento fundamental para a classe contábil, pois promove a atualização e uma melhor qualificação ao profissional contábil”, comentou. Em seguida, o conselheiro ministrou a palestra “Imposto de Renda – Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.

A programação também abordou assunto pouco comentado no meio contábil: as disposições da Lei Complementar 160, cujo objetivo é acabar com a guerra fiscal entre os estados. O tema foi apresentado pelo conselheiro do CRC/CE, Eliezer Pinheiro, por meio da palestra “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”. “Quero tencionar dúvidas em relação à lei e discutir a finalidade proposta”, explicou.

Em sequência, a contadora e membro da Comissão de Normas Técnicas do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do CRC/CE, Patrícia Alves, apresentou a palestra “Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)”. O encerramento contou ainda com a participação do empresário contábil e membro da Comissão de Normas Técnicas, Societária e de Planejamento Tributário do CRC/CE, Márcio Barroso, que discutiu o “Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza” (ISSQN).