CRCCE participa da elaboração das normas do sistema SIM 2018

WhatsApp Image 2017-05-16 at 13.58.51O Conselho Regional de Contabilidade participará da elaboração do Sistema de Informações Municipais – SIM versão 2018. A parceria foi confirmada em reunião realizada, nesta segunda-feira (15), no Tribunal de Contas do Município – TCM. Uma serie de reuniões ocorrerá no CCCE, ao longo deste ano, para a elaboração das sugestões da classe contábil àquele tribunal de controle externo.

De acordo com o conselheiro Wellington Silva, o encontro do SIM 2018 produziu um primeiro esclarecimento por parte do TCM: as tabelas que vão orientar o sistema em 2018 serão as mesmas que estão em vigor este ano.

A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, comemorou a renovação da parceria e destacou o interesse das partes de começar a trabalhar com antecedência. “A participação na elaboração normativa do sistema é o resultado efetivo da parceria do CRCCE e do TCM, que contribui para os interesses da classe contábil evitando uma série de contratempos na aplicação do sistema”, afirmou.

O SIM

Surgiu em 2002, como forma de modernizar o armazenamento de dados municipais para que as prestações de contas mensais fossem registradas em meio digital.

Constantemente o sistema passa por renovações, tanto nos softwares como nas suas normas de envio.

Hoje essas informações são armazenadas em um banco de dados, onde sua origem é preservada, contribuindo também com o Portal da Transparência.