CRCCE e TCE ampliam diálogo visando à capacitação de analistas de contas

17820467_1309708925779100_1769512033_oA presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, renovou o diálogo com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE, em audiência realizada, nesta quinta-feira (6), com o presidente daquela corte, Edilberto Pontes. As entidades estão interessadas no estabelecimento de parcerias. As primeiras ações conjuntas deverão ser na área de capacitação, em que o CRCCE oferecerá cursos para o pessoal técnico do TCE. O conselheiro e membro da Câmara de Controle Interno, José Wellington da Silva, também esteve presente.

A parceria a ser oficializada prevê também capacitações nas áreas de contabilidade aplicada ao setor público, fiscalização, consórcios públicos, entre outros. O objetivo é contribuir para a qualificação do pessoal do Tribunal e reduzir o risco de erros nos processos. “É extramente importante unir a visão de quem está capacitando com quem está fiscalizando”, afirmou a presidente do CRCCE. “Há casos em que os contadores são punidos por falhas dos gestores na prestação de contas”, completou.

O presidente do TCE enfatizou a importância do Conselho ajudar o órgão, onde 40% dos analistas do Tribunal são contadores. Pontes afirmou, ainda, que fará essa parceria sair do papel e que o TCE está de portas abertas para o Conselho e para a sociedade. “Quanto mais conhecimento um gestor tiver do que deve fazer, mais o dinheiro público será bem utilizado. É melhor para todos. Nós temos uma biblioteca aqui com muitos livros técnicos, inclusive cobre contabilidade pública, que a classe pode vir utilizar”.