Presidente do CRCCE faz alerta em palestra no Prefeitos Ceará 2016

20160523_163404 (2)“Nós, contadores, não fazemos milagre e não temos bola de cristal”. Foi com essa frase que a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, encerrou a apresentação que fez, nessa segunda feira (23), no seminário Prefeitos Ceará 2016 – Cidades Inteligentes. A presidente do CRCCE participou do painel Contas Públicas Municipais, com a palestra Contador Público: Importância para uma boa gestão. O evento segue até amanhã, no Centro de Eventos do Ceará, numa promoção do Tribunal de Contas dos Municípios e do jornal Diário do Nordeste.

No decorrer de sua apresentação, Clara enfatizou o papel do Conselho como órgão fiscalizador da classe contábil, e que está “sempre atento” a eventuais desvios dos profissionais no exercício de suas atividades.  “Exigimos que os profissionais ajam de acordo como os princípios éticos e legais da profissão”, afirmou.

No que tange a colaboração dos gestores municipais , a presidente do CRCCE solicitou que os responsáveis por cada área repassem periodicamente as informações ao contador, para ele que possa ajudar na tomada de decisões. “Para colaborar como o bom andamento da gestão, temos que saber a real situação de cada pasta”.

A presidente ainda pediu que os profissionais da área contábil que não percam o foco da sua função primordial, a contabilidade. “Muitas vezes, com a intenção de ajudar, o contador assume outras funções que não deveriam ser de sua responsabilidade”, afirmou. E sugeriu agir preventivamente e com antecedência, em relação às data fatais. “Não temos como deixar para resolver tudo no último dia da gestão. É humanamente impossível”, concluiu Clara Germana.

Para ter acesso a programação completa do evento basta acessar o link: http://praticaeventos.com/prefeitos2016/