CRCCE realiza entrega de registro profissional para 30 novos contadores

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) realizou cerimônia de entrega de registro profissional para cerca de 30 novos contadores, no dia 16 de setembro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza). Compuseram a mesa o vice-presidente de Registro, Flávio Gusmão, a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Clara Germana, a diretora de marketing da comissão CRC Jovem, Wedna Silva, o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap – CE), Francisco de Assis de Castro, além da patronesse, a contadora Débora Maria Goiana Pereira.

Durante a cerimônia, o vice-presidente de Registro, Flávio Gusmão, parabenizou os novos habilitados e discursou sobre o compromisso ético da profissão, que congrega mais de 530 mil profissionais no Brasil. As ações de Educação Continuada promovidas pelo Conselho também foram destacadas. ” Vamos juntos caminhar para que nossa profissão seja cada dia mais valorizada e tenha sua importância reconhecida pela sociedade”, frisou.

A entrega das carteiras profissionais foi referente às solicitações realizadas até julho, no modelo com chip. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em decorrência da Resolução 1.566/19, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Profissional, as futuras carteiras de identificação físicas não serão mais confeccionadas com chip. As carteiras físicas não estão sendo confeccionadas desde que o contrato do CFC com a empresa Giesecke + Devrient América do Sul Indústria e Comércio de Smart Cards S/A se encerrou no dia 25 de julho. Porém, o CFC ressalta que um novo processo licitatório para contratação e fornecimento dos serviços já teve início e está tramitando na autarquia. Assim, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) por enquanto estão emitindo apenas a carteira de identidade profissional no modelo digital para os bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados no Exame de Suficiência ou profissionais já registrados. Após a finalização do processo licitatório, as carteiras físicas serão novamente confeccionadas mediante ao pagamento.

A atuação profissional sem a devida habilitação resultará em exercício ilegal da profissão passível de multa e/ou notificação. Mais informações no setor de Registro do CRC/CE (3194.6009) ou email: registro@crc-ce.org.br).

Saiba mais:
Confira a documentação necessária para requisição da carteira profissional:
• Aprovação no Exame de Suficiência (certificado emitido no CRC);
• Original dos documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista (para aqueles do sexo masculino e idade inferior a 46 anos) e Comprovante de Residência (recente);
• Original do Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis;
• Sem a apresentação do diploma, apresentar o Histórico escolar e Certidão/Declaração do estabelecimento de ensino;
• 2 Fotos 3 x 4 recentes (de frente, coloridas e com fundo branco);
• Pagamento da taxa de registro e anuidade (boleto será gerado ao final do processo de pré-inscrição online);
• Preencha o REQUERIMENTO DE CADASTRO PROFISSIONAL Online disponível aqui.