Fortaleza recebe o Seminário Regional de Participação e Controle Social

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria – Geral da União (CGU), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), realizaram o Seminário Regional de Participação e Controle Social nesta quinta-feira (8), no Auditório José Albano da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A iniciativa tem o objetivo de fomentar a participação dos profissionais da contabilidade nas ações de controle social, promover o fortalecimento de ouvidorias em todo Brasil e informar aos gestores e à sociedade sobre boas práticas de governança.

“A ideia é fazer com que a sociedade saiba o que se passa junto aos órgãos públicos, principalmente em termos de orçamento e gastos públicos, onde a transparência é o carro-chefe do nosso trabalho.”, afirma o vice-presidente de Administração do CFC, Sergio Faraco.

Os canais de comunicação com o cidadão, por meio das Ouvidorias, ganharam destaque no evento, com a finalidade de exercer a cidadania e promover o controle social das contas públicas. “Esse evento veio trazer informações à sociedade de forma equilibrada, transparente e ética”, concluiu o conselheiro do CFC, Lourival Cavalcante.

A programação contou com as palestras “Ouvidorias em Rede e a Experiência do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias”, “Transparência e Acesso à Informação”, “O papel das Ouvidorias como Instrumento de Proteção do Usuário de Serviços Públicos”, e “Transparência, Fiscalização e Acesso à Informação das Contas Públicas Municipais e Estaduais”.

O vice-presidente de Administração do CFC, Sergio Faraco, participou da solenidade de abertura, representando o presidente Zulmir Breda. Além do vice-presidente, a mesa de honra contou com a participação do Controlador do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE/CE, José Wesmey da Silva; o  Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá; o Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Júnior; o Secretário-Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Luciana Mendes Lobo; o Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará, Roberto Vieira Medeiros e representando o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Robinson de Castro, o conselheiro do CFC, Lourival Cavalcante. Também participaram do evento a conselheira do CFC, Clara Germana Gonçalves Rocha, o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará  (Sindicont – Ce), Manoel Pinheiro, além dos conselheiros do CRC/CE José Avelar Gomes e Manoel  Oderno.

Saiba Mais

Atento aos anseios dos profissionais da contabilidade e à importância do trabalho da classe contábil para o desenvolvimento social e econômico do País, o CFC vem desenvolvendo importantes ferramentas sociais, como a Ouvidoria; o subprograma Rede Nacional de Cidadania Fiscal (Observatórios Sociais), mantido pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC); e o Portal da Transparência.
O evento tem o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), do Governo do Estado do Ceará, da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Aspec), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Mais informações podem ser obtidas no e-mail eventos@cfc.org.br<mailto:eventos@cfc.org.br>