Zap Eleição: CRC/CE tira dúvidas sobre prestação de contas eleitorais

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) disponibilizou, em agosto, serviço pioneiro no país para esclarecer dúvidas sobre a prestação de contas eleitorais, por meio do aplicativo Whatsapp. Com menos de um mês de atividade, o “Zap Eleição” tem obtido demandas também de outros Estados.

O serviço do Zap Eleição é gratuito e coordenado pela comissão de Prestação de Contas Eleitorais do CRC/CE. “Os principais questionamentos se referem à operacionalização do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), além da forma de utilização das contas bancárias, como depósitos ou transferências eletrônicas”, afirma Helder Medeiros Alencar A. Neto, integrante da Comissão.

Helder ainda cita o uso do Zap Eleição por outros estados, como São Paulo e Piauí, e a importância do serviço tira-dúvidas neste momento de eleição. “Nós, da Comissão de Prestação de Contas Eleitorais do CRC/CE, nos sentimos lisonjeados por podermos oferecer uma grande contribuição ao país, no momento em que a democracia toma forma, que são as eleições”, diz.

As perguntas podem ser formuladas a qualquer hora e serão respondidas por cinco profissionais da contabilidade durante o horário comercial, em até 24 horas. As respostas serão informadas por ordem de entrada no aplicativo, por escrito ou áudio. As dúvidas devem ser enviadas para o número (85) 98728-0358 até o dia 17 de novembro, fim do prazo para prestação de contas eleitorais dos candidatos.

Saiba Mais
Criado em 2016, o Zap Eleição é uma ação de responsabilidade social que auxilia contadores, administradores financeiros de campanhas e candidatos sobre as aplicações e mudanças na legislação referentes ao Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A prestação de contas é obrigatória para todos os candidatos do país, bem como a contratação de um contador para realizar os balanços financeiros das campanhas.