Seminário de Contabilidade Rural aproxima profissionais, mercado e entidades

WhatsApp Image 2017-07-07 at 15.00.20

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, defendeu a “relevância” da contabilidade voltada ao agronegócio, na abertura do I Seminário de Contabilidade Rural. O seminário foi realizado durante todo o dia, no Centro de Eventos, como programação paralela à Pecnordeste, o mais importante evento técnico e comercial da agropecuária do Nordeste.

A presidente também destacou a promoção do encontro entre diferentes segmentos. “Esse evento reuniu entidades, ruralistas e órgãos fiscalizadores para se ajudarem e para promoverem o desenvolvimento no Estado”, afirmou. “É importante que as pessoas vejam a relevância da contabilidade nos mais variados segmentos, dentre eles a agropecuária”, finalizou.

O Seminário de Contabilidade Rural foi promovido pelo sistema FAEC/SENAR/SINRURAL, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade. O conselheiro Manoel Oderno e o coordenador da Comissão Trabalhista, Rondinelly Coelho também estiveram presente.

Aproximação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Flávio Viriato Saboya Neto, abriu o Seminário ressaltando a importância da aproximação dos contadores com os agropecuaristas. “É necessário que os contabilistas se interessem mais pela agropecuária e, que, os agropecuaristas se aprofundem sobre as obrigações rurais”, afirmou.

Saboya Neto destacou que a estrutura fundiária do Ceará não se difere do restante do Nordeste Brasileiro. “Nós temos no Ceará, hoje, quase 400 mil estabelecimentos rurais. Todos, praticamente, têm que cumprir as suas obrigações legais. Mas muitos agropecuaristas ainda desconhecem quais são”, afirmou.

A mesa também foi composta pelo superintendente do SENAR e coordenador geral do PECNordeste, Paulo Helder; superintendente do SENAR da Paraíba, Sérgio Gouveia; pelo diretor da divisão de arrecadação e cobrança da 3ª região fiscal da Receita Federal, Alexandre Vasconcelos; e pela gestora do Núcleo de Arrecadação do SENAR e coordenadora do programa Cidadania Rural, Ivonisa Holanda.