Começa o I Fórum de Gestão Tributária

Forum_aberturaO I Fórum de Gestão Tributária do Ceará foi instalado, na noite desta sexta-feira (12), no Conselho Regional de Contabilidade, numa solenidade que reuniu, na mesma mesa, representantes de órgãos de fiscalização, de entidades empresariais e da classe contábil. “Estou super feliz”, afirmou a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, para quem o Fórum “é uma grande conquista”.

“Estar juntos é o que faz crescer a nossa classe”, continuou a presidente, numa referência às parcerias que o Conselho tem estabelecido com entidades públicas e privadas ligadas à atividade contábil. O Fórum de Gestão Contábil segue até amanhã, com temas da atualidade e palestrantes de nível nacional. A organização é da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas à Legislação Fiscal, Tributária e Societária.

Também compuseram a mesa de instalação o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCCE, Fellipe Guerra; o superintendente regional da Receita Federal, João Batista Barros; o coordenador da Administração Tributária da Sefaz, Eliézer Pinheiro; o presidente do Sindilojas, Cid Alves; o presidente da Federação das Associações de Jovens Empresários, Tiago Pinho, entre outras autoridades.

Participaram, ainda, o vice-presidente de Registro do CRCCE, Flávio Gusmão; os conselheiros Manoel Oderno e Israel Frota; além de coordenadores de comissões técnicas e delegados. De acordo com a organização, 500 profissionais se inscreveram no Fórum.

Homenagem

Durante a solenidade, a presidente do CRCCE entregou uma placa ao presidente do Sindilojas, em reconhecimento à parceria entre as entidades. “O Cid (Alves) abriu as postas para o Conselho”, afirmou a presidente. “Hoje, a gente tem um encontro mensal com os lojistas, onde discutimos temas de interesse comum”, justificou. O homenageado agradeceu: “A categoria lojista se sente muito honrada”.

Programação

A programação do Fórum começou logo após a abertura, com Fellipe Guerra falando sobre SPED como ferramenta de Gestão Tributária. Para o palestrante “o empresário desconhece os riscos da atividade a que se dedica”, por desconhecer o SPED, e “perde a oportunidade de fazer uma eficiente gestão tributária”. Segundo Guerra, “a organização que não trabalha bem com os tributos está fadada a fracassar”.

A jornada de capacitação continua neste sábado (13), durante todo o dia, com mais quatro palestras, a partir das 8h30. Serão apresentados os temas Cruzamento de informações, com Valdemir Alves; ICMS – principais pontos de conflitos entre fisco e contribuinte, com Paulo Cintra; Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e COFINS, com Fábio Rodrigues; e Imposto de renda das pessoas jurídicas, com Fábio Almeida.