Fiscalização registra 127 ocorrências no primeiro balanço trimestral

WhatsApp Image 2017-04-07 at 16.50.42O Conselho Regional de Contabilidade registrou 127 ocorrências no período de janeiro a março deste ano. O número foi apresentado, na sexta-feira (7), pela vice-presidente de Fiscalização do CRCCE, Joana de Lima. De acordo com o levantamento, foram aplicados 47 autos de infração, 42 notificações e enviados 38 ofícios fiscalizatórios.

Os números são resultado do esforço da Fiscalização nas organizações contábeis, empresas comerciais, entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos e profissionais. No período, 69 organizações contábeis, sendo 42 empresários individuais e 27 sociedades, foram registradas pelo Conselho após passarem por processo de fiscalização.

Nesses casos, a fiscalização, primeiramente, atua de modo a orientar os profissionais que estão irregulares e posteriormente aplicam processos administrativos. As punições vão desde multas a suspensão e censura pública. “Muitos casos poderiam ser evitados se os profissionais olhassem o Código de Ética, antes da produção desses conteúdos”, afirmou a vice-presidente de Fiscalização, Joana Lúcia Lima. No mesmo período, 68 processos foram julgados na Câmera de Fiscalização.