CRCCE tira dúvidas sobre SPED e Simples na Central Fácil

17887423_1314290971987562_1653302231_oO Conselho Regional de Contabilidade realizou, nesta segunda-feira (10), por meio de uma promoção da Comissão CRCCE Ativo, na Centra Fácil, as palestras sobre o SPED Fiscal e Novo Simples Nacional. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional – Desprof, Fellipe Guerra, e o coordenador da Comissão do Simples Nacional, Marcos Lima, ministraram as aulas. O evento esclareceu dúvidas de profissionais contábeis em relação às novas regras.

A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, abriu a palestra defendendo a necessidade do profissional reclamar nos órgãos públicos onde encontram dificuldades para atuar, antes de levar as demandas ao Conselho. “Não tem como eles (dirigentes) tomarem conhecimento do problema, se as pessoas não relatam na ouvidoria”, afirmou.

SPED Fiscal e Simples Nacional

Segundo o vice-presidente de Desprof, o principal ponto de discordância é parte de formação dos itens, não a parte de escrituração fiscal. “As empresas tem dificuldades em gerir as informações dos cadastros dos produtos e para enviar o SPED tem que ter os dados sobre aquele produto”, explicou Guerra. Outro ponto enfatizado pelo vice-presidente é que a data de escrituração da mercadoria só deve ser feita quando ela estiver entrado efetivamente na empresa, e não na data de emissão da nota.

Já no “novo” Simples Nacional, como se refere Lima, as novas regras passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2018. “Nós voltaremos a ter cinco anexos, como era antes, e os limites da receita bruta também aumentarão”, alertou o coordenador. “Conforme os anexos mudarem, as alíquotas também mudarão. Os limites Estaduais e municipais não alteram”, concluiu Lima.

As conselheiras Tânia Limeira e Cláudia Dias e a coordenadora do CRCCE Mulher, Solânia Veras, estiveram presentes.