Conselho apontará necessidade de postos da Receita no Ceará

Clara_ReceitaO Conselho Regional de Contabilidade participará da seleção dos municípios cearenses que precisam de posto de atendimento da Receita Federal. O convite foi feito do superintendente da Receita, João Batista Barros, durante encontro realizado, nesta terça-feira (4), com a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha. A proposta de ampliação da rede de postos partiu do CRCCE, depois de acolher reclamações de profissionais da contabilidade que atuam em cidades do interior.

“Foi um grande passo no entendimento que temos com a Receita, que não de agora”, avaliou a presidente. “Seremos mais uma vez parceiros, porque é assim que avançamos nas conquistas da nossa classe”, completou. Para o superintendente, o CRCCE pode ser “uma ponte” entre o contribuinte e a instituição. “Nós temos que analisar bem a cidade que irá receber um posto ou um autoatendimento da Receita, saber o tamanho da demanda daquela região, verificar se a prefeitura facilita o convênio”, afirmou.

João Batista afirmou que a Receita está pensando mais em automatização e acessibilidade para os serviços ofertados. “Alguns tipos de atendimento cadastral no CNPJ já podem ser feitos em cartórios conveniados, por exemplo. Nós queremos oferecer mais acessibilidade para as pessoas, torna tudo mais fácil e simples por meio digital e da certificação digital”, explicou o superintendente. “Nós iremos oferecer um chat para orientar e esclarecer as demandas mais rapidamente ainda este ano”, concluiu.

Também participaram o vice-presidente de Integração Estadual, José Avelar Gomes; o conselheiro Pinheiro Júnior; o coordenador geral de da RFB, Daniel Delmiro; o chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita no Estado, Daniel Sá.