Tutorial ajuda a resolver problemas na instalação do PVA

sped1Um tutorial de acesso gratuito está ajudando o profissional da contabilidade a resolver problemas surgidos na instalação do Programa Validador e Assinador-PVA. A ferramenta foi desenvolvida pelo membro da comissão de Normas Técnicas e Procedimentos Relativos ao SPED do Conselho de Regional de Contabilidade, Danilo Alves, depois de perceber a dificuldade dos colegas de profissão. E pode ser acessado no blog que Alves mantém na internet: http://danilocontador2011.blogspot.com.br/2016/02/versao-pva-222.html

Parte das soluções apresentadas no guia de instruções criado por Danilo também servem para todos os subprojetos do Sistema Público de Escrituração Digital e Sistemas que utilizam o JAVA. “Alguns colegas de profissão entraram em contato com os seus suportes de TI, mais não obtiveram sucesso, então resolvi criar um tutorial para compartilhar o conhecimento”, afirmou o contador. “O mais comum é o programa desaparecer na hora a instalação, principalmente se tratando do Windows 7″, concluiu.

O PVA é disponibilizado pela Receita Federal para que as empresas enviem os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. O Sistema Digital de Escrituração Fiscal-SPED foi criado com a finalidade de eliminar entraves burocráticos para a expansão econômica nacional. Ele visa a  unificar as escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades estaduais e da Receita Federal, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações