Campanha de Valorização da Profissão Contábil

Programa de Valorização da Contabilidade - CRC-CE

1-Apresentação

2-Objetivo


3-Linhas de Ação

Projetos

Ação 1 - DECORE

Ação 2 - DIÁLOGO COM EMPRESÁRIO

Ação 3- CONTABILIDADE A SERVIÇO DA SOCIEDADE

Ação 4 - ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

4.1 - Manual do Contabilista

4.2 - Pacotes de Serviços

4.3 - Modelo de Contrato

4.4 - Planilha de Custo

4.5 - Obrigações acessórias

4.6 - Slides - Pacotes de Serviços Contábeis

4.7 - Slides - Programa de Valorização


Artigos publicados em revistas/jornais empresariais:

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A Contabilidade e a gestão empresarial

A Contabilidade e o planejamento tributário no novo cenário econômico-fiscal

As empresas e os contabilistas

O papel social e econômico da Contabilidade

As principais alterações no simples nacional


1-Apresentação

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O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará - CRC-CE é uma autarquia federal fundada em maio de 1946, que reúne mais de 20 mil profissionais, entre Contadores e Técnicos em Contabilidade, e 2.700 organizações contábeis registrados de todo o Estado.

Em sua estrutura, conta com 23 delegacias distribuídas nos municípios de: Aracati, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Ipu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá, além de 76 Representações em diversos bairros de Fortaleza e nos demais municípios.

O CRC-CE é responsável pelo registro profissional, fiscalização do exercício da profissão e a promoção da educação continuada da classe contábil cearense. Além disso, o CRC-CE busca promover a valorização da Ciência Contábil. Para atingir esse objetivo, o Conselho está desenvolvendo uma ampla campanha de marketing com foco nos diversos segmentos que utilizam ou são beneficiados pela Contabilidade.

2-Objetivo

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Reposicionar a Contabilidade, mostrando à sociedade e aos profissionais da área a importância da Contabilidade em todas as esferas – cidadãos, empresas, governos e terceiro setor – enaltecendo sua utilidade nos diversos casos em que é aplicada.

3-Linhas de Ação

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Em sua primeira fase, o Programa de Valorização da Contabilidade envolve quatro aspectos principais:

- DECORE
- Diálogo com os empresários
- Contabilidade a serviço da sociedade
- Orientação para contratação de serviços contábeis

3.1 DECORE

A DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é documento contábil emitido exclusivamente pelo contabilista em favor de pessoas físicas para comprovar seus rendimentos perante instituições financeiras.

A emissão de DECOREs sem base legal precisa ser combatida, pois além de constituir crime - processos disciplinares junto ao CRC, penal (crime de falsidade ideológica) e cível (ressarcimento por prejuízo causado a terceiros) – é uma conquista dos profissionais da Contabilidade. Também é necessário estimular o uso da DECORE pela sociedade, mostrando seus usos e as formas de emiti-la.

3.2 Diálogo com os empresários

É preciso incentivar o uso da Contabilidade por todos os membros da sociedade, mostrando as vantagens que sua correta aplicação proporciona. Por meio do projeto “Diálogo com o Empresário”, o CRC-CE mantém parcerias junto às entidades empresariais para estreitar o relacionamento entre a classe e empresários, com a publicação de informações sobre assuntos de interesse nos informativos dessas entidades.

3.3 Contabilidade a serviço da sociedade

Embora as empresas sejam obrigadas a possuir Contabilidade, é importante que os empresários entendam os benefícios que a ciência contábil pode gerar para o seu negócio. Mais que ter, o empresário deve querer a Contabilidade. Assim, empresários e profissionais da contabilidade podem estabelecer uma verdadeira relação de parceria, trabalhando juntos pelo sucesso dos negócios.

3.4 Orientação para contratação de serviços contábeis

Valorizar a profissão contábil é valorizar o profissional de contabilidade. Mais que a formação técnica e acadêmica, o profissional da contabilidade deve saber vender seu serviço, cobrar preços justos, apresentar-se aos clientes, buscar novos mercados, inovar e conquistar a fidelidade de seus clientes.
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