CRCCE inicia plantão tira dúvidas do Imposto de Renda 2020

A partir desta quinta-feira (26) até o dia 30 de abril, os contribuintes poderão contar com seis especialistas do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2020, por meio do WhatsApp. O serviço Zap Leão estará disponível no número (85) 98671.2449.

A ação é promovida por meio da comissão de Normas Técnicas Aplicadas à Legislação Fiscal e Tributária há cinco anos, oferecendo celeridade e segurança nas informações. As respostas são enviadas por mensagens de textos ou de voz durante o horário comercial (8h às 17h), e por ordem de entrada no sistema.

Todos os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 devem declarar o IR. Dentre as mudanças deste ano, destaca-se o fim da dedução de gastos com a previdência de empregados domésticos e a doação de até de 3% do imposto devido a fundos de idosos. Ressalta-se que continuam como opcionais as informações de bens e direitos, como número de matrícula, IPTU e data de aquisição de imóveis, bem como número do Renavam de veículos e aeronaves.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa, acrescenta que, para quem tem certificado digital, a declaração pré-preenchida poderá importar diretamente do programa gerador do IRPF. Também temos como novidade a diminuição do número de lotes para restituição de 7 para 5 lotes, a antecipação do primeiro lote de restituição para dia 29/05/2020 e a opção de débito automático em conta da Primeira cota, desde que a declaração seja entregue até 11/04/2020″, explica.