Balanço de Gestão é apresentado durante Sessão Plenária

Investimentos na conclusão da reforma da sede, novos equipamentos e manutenções em andamento. A política de sustentabilidade financeira do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) foi apresentada nesta segunda-feira (25) durante a sessão plenária de novembro. O Balanço de Gestão revelou um panorama positivo das ações realizadas ao longo dos últimos dois anos.

Algumas despesas de manutenção do Conselho são imprescindíveis para o funcionamento da sede. A Inspeção Predial, promovida pela atual gestão, ofereceu apontamentos de manutenção interna, com necessidades de reparos estruturais do prédio nas esferas: civil, elétrica e mecânica. Outras obras, que estão em andamento e serão entregues à classe contábil em 2020, foram listadas pelo presidente Robinson de Castro. “O Conselho também efetuou recentes investimentos na estrutura de refrigeração do auditório e demais áreas do Conselho. Em processo de licitação, o auditório voltará a funcionar em 2020 com novo sistema de refrigeração”, frisou. O equipamento ainda contou com melhorias no sistema de som.

O CRC/CE tem zelado por seu patrimônio e investido na manutenção corretiva e preventiva da subestação elétrica da sede. Essa é a forma mais eficaz de manter as máquinas do Conselho sempre no nível de confiabilidade, garantindo a boa prestação de serviços para classe contábil. Além disso, encontra-se em andamento o trabalho de adequação de segurança contra incêndio para garantir a proteção das pessoas e dos bens do Conselho, em caso de incêndio.

As ações de fiscalização estão sendo marcadas pela intensificação do trabalho na coibição à informalidade de profissionais e organizações contábeis no Estado do Ceará. As atividades contam com parcerias e convênios firmados, sendo otimizado com o auxílio da fiscalização eletrônica, ultrapassando a marca de 1.700 fiscalizações eletrônicas nos dois últimos anos.

O parque de informática ganhou um upgrade nesta gestão com a aquisição de novas máquinas. Computadores, notebooks e novos projetores fazem parte dos investimentos para garantir que o Conselho esteja com equipamentos atualizados e em alta performance e aumentar sua produtividade.⠀

Nos últimos dois anos, mais de 7.500 profissionais da Contabilidade foram capacitados, por meio de diversos cursos, palestras, minicursos e wokshops, com o objetivo de atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas da classe contábil. Destacam-se 11 Workshops Sped, que percorreram as cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Tianguá, Sobral, Camocim, Baturité, Boa Viagem, Quixadá, Crateús e Acaraú, além de duas edições do evento UP One – A Evolução Contábil na Era Digital, em Fortaleza. O projeto Conecta também beneficiou os profissionais das regiões do Cariri, Serra da Ibiapaba e Vale do Acaraú. O CRC/CE e o Conselho Regional do Estado de São Paulo (CRC/SP), em parceria firmada entre as entidades de forma inédita, também lançaram uma nova fase do Programa de Desenvolvimento Profissional, a partir do compartilhamento da plataforma online de conteúdo a distância do CRCSP. Sendo assim, os profissionais podem atualizar seus conhecimentos e obter a pontuação exigida para o cumprimento da norma NBC PG 12 (R3). Ao todo, mais de 1.200 profissionais da Contabilidade foram capacitados na modalidade de Ensino a Distância (EAD) nesta gestão, com cerca de 30 cursos online.

O número de processos apreciados e julgados pela Câmara de Registro chegou a 4.946 em dois anos. A entrega do registro profissional também ganhou mais celeridade, com prazo médio de uma semana. Esses e outros investimentos permitem novos avanços para a classe contábil.

O diálogo com os órgãos públicos foi ampliado nos últimos dois anos, o que tem contribuído de forma decisiva para integrar e fortalecer a classe contábil. A participação do CRC/CE ganhou destaque nas atividades da Secretaria da Fazenda (SEFAZ – CE), com assento no Conselho de Defesa do Contribuinte (Condecon) e apoio no projeto SEFAZ Dialoga.  O convênio com a Junta Comercial do Ceará (Jucec) emponderou o sistema de fiscalização e permitiu mais subsídios para proteger a sociedade, garantindo que as atividades sejam realizadas por profissionais devidamente habilitados para o exercício da profissão. O Conselho também possui assento no Contencioso Administrativo Tributário da Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin). Além disso, a parceria com a imprensa local proporcionou mais visibilidade às atividades da classe contábil.