Outubro Rosa: CRCCE promove ação para prevenção do câncer de mama

Engajados na prevenção do câncer de mama, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), por meio da Comissão CRCCE Mulher, promoveu, no último sábado (19), a ação social “Da Conscientização à Prática da Prevenção”, com palestras e serviços gratuitos na sede do Conselho, que buscaram chamar a atenção para a importância do autoexame e da detecção precoce do câncer de mama.

Para conscientizar a sociedade e a classe contábil sobre a importância da prevenção do câncer de mama, os participantes foram recepcionados com café da manhã, massagem relaxante, serviços de beleza e puderam conferir os depoimentos das contadoras Fernanda Sousa e Rita de Cássia, no talk show “Câncer de mama – o antes, o durante e o depois”. A importância da atividade física na prevenção do câncer também foi tema de debate com a classe contábil e contou com a participação do preparador físico, Dicson Falcão.

Em 2003, surgiu a Associação Rosa Viva para dividir experiências e apoiar mulheres com câncer de mama. A sede funciona na Rua Silva Paulet, 947 – Aldeota e as reuniões acontecem toda terça-feira, a partir das 9h. A presidente da Associação, Clébia Bezerra, participou da ação do Conselho, a fim de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce. “Cada dia desse Outubro Rosa a gente fortalece mais a nossa luta. Essa é mais uma oportunidade que a gente tem para levar esse recadinho para que as mulheres se cuidem”, frisou.

O evento foi encerrado com uma animada aula de FitDance, promovida pela instrutora Claudinha Lima. “Foi importante fazer esse evento na sede porque conseguimos reunir profissionais contábeis. Como a nossa profissão é muito corrida, nada melhor do que conscientizarmos as mulheres para se cuidarem primeiro para depois cuidar do próximo, da sua família”, ressalta a coordenadora da Comissão CRCCE Mulher, Caroline Macêdo. O evento contou ainda com a participação da vice-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa, integrantes da Comissão CRCCE Mulher e CRCCE Jovem.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que acometem o sexo feminino. Em 2019, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Saiba Mais

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Além de se manterem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.