CRCCE promove evento em alusão ao Outubro Rosa neste sábado

Da conscientização à prática da prevenção. Esse será o tema do evento em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), por meio da Comissão CRCCE Mulher. A ação, aberta ao público, acontecerá neste sábado (19), das 9h às 12h, na sede do Conselho (Avenida da Universidade, 3055 – Benfica).

A prática de atividade física e da alimentação saudável são hábitos que contribuem para a prevenção da doença. Nesse contexto, o palestrante Dicson Falcão abordará “A importância da Atividade Física na Prevenção do Câncer” para os participantes do evento. A superação de uma doença grave e ameaçadora será relatada por mulheres que já tiveram câncer de mama e venceram a doença. As contadoras Fernanda Sousa e Rita de Cássia compartilharão suas experiências no talk show “Câncer de mama – o antes, o durante e o depois”.

“Mais de 40% da classe contábil é formada por mulheres. Por isso precisamos nos manter engajadas na campanha de alerta e de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica a vice-presidente de Ações Institucionais do CRCCE, Augusta Barbosa.

As participantes serão recebidas com um café da manhã, além de aula de zumba e sorteio de brindes para promover a interação com o público. “Nossa atividade é muito corrida e, muitas vezes, nossas profissionais se esquecem de fazer a prevenção”, frisa a coordenadora da comissão CRCCE Mulher, Carolina Macêdo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que acometem o sexo feminino. Em 2019, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Saiba Mais

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Além de se manterem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Outubro Rosa Da conscientização à prática da prevenção

Data: 19/10/2018

Local: sede do CRCCE (Avenida da Universidade, 3055 – Benfica).

Inscrições: Site do CRCCE

Investimento: 1 lata de leite