CRCCE apresenta ações integradas do Departamento de Fiscalização

O ano de 2019 para o Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade (CRCCE) está sendo marcado pela intensificação do trabalho na coibição à informalidade de profissionais e organizações contábeis no Estado do Ceará, ação fomentada através de parcerias e convênios firmados, sendo otimizado com o auxílio da fiscalização eletrônica.

Até julho já foram realizados 534 agendamentos, destes, 400 localizados na Capital e 134 no Interior. Das ocorrências realizadas, foram 144 autos de infração, 251 notificações e 92 ofícios fiscalizatórios que totalizaram 487 procedimentos realizados. Este trabalho resultou em 216 processos julgados na Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, dos quais 167 foram penalizados, penas estas que vão de Advertência Reservada a Suspensão do Exercício Profissional.

Dando sequência à parceria com a Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza, Junta Comercial do Estado do Ceará, entre outras instituições, estas garantiram ao CRCCE a possibilidade de fiscalizar novos registros de organizações contábeis e profissionais. As ações integradas dos Departamentos de Fiscalização e Registro resultaram em 98 novos registros de empresários individuais e sociedades, 235 de profissionais, além de 30 restabelecimentos.

Tais dados demonstram a melhoria nos procedimentos de fiscalização que tem como meta atuar como fator de proteção à sociedade e combater o mal profissional por meio da efetividade dos procedimentos fiscalizatórios, garantindo que as atividades sejam realizadas por profissionais devidamente habilitados para o exercício da profissão.